Top Ten de filmes com animais falantes

87441223_d216ed65ce

Num belo dia em que estava folgado em casa numa plena segunda-feira percebi que os maiores hits da Sessão da Tarde são os filmes com animais falantes.

Como nesse horário da tv as películas não são das melhores consultei os astros, minha memória, alguns sites e outros tantos amigos para lembrar de bons longas em que os animais são protagonistas ou têm papel preponderante com a característica peculiar da fala, algo que achávamos ser exclusividade dos seres humanos. Não é a lista, mas sim a minha lista.

Abaixo, um pequeno apanhado dos principais filmes com animais falantes:

10º Lugar – Babe, O Porquinho Atrapalhado (1995)

Este filme australiano de Chris Noonan teve relativo sucesso aqui no Brasil e foi indicado ao Oscar. A história é bem contada e os personagens são muito bem trabalhados. Porcos, ovelhas, cachorros. Tem animal falante para todos os gostos.

9º Lugar – Dumbo (1941)

Esqueça as mensagens subliminares que os doidos de plantão insistem em achar nos desenhos da Disney. Esse longa com o elefante de orelhas enormes e seus amigos é um clássico.

8º Lugar – Bambi (1942)

Antes de ser alcunha (indesejada) da torcida do São Paulo este desenho, também de Walt Disney, fez estrondoso sucesso no meio da segunda guerra mundial. A história do filhote de cervo que precisa comandar os outros animais da floresta é uma ode à amizade e à luta pela sobrevivência.

7º Lugar – Horton e o Mundo dos Quem (2008)

A história escrita por Dr. Seuss (O Grinch) acabou tendo uma versão para cinema muito bem realizada pelos diretores Jimmy Hayward e Steve Martino. O tema filosófico e a visão do elefante que se vê responsável por tantas vidas minúsculas é um jeito divertido de ensinar muita coisa às crianças.

6º Lugar – O Fantástico Senhor Raposo (2009)

O conto de Roald Dahl (A Fantástica Fábrica de Chocolates) foi adaptado pelo, não menos genial, Wes Anderson para a tela grande. A história do raposo ladrão que se vê responsável por uma família e liderando uma série de outros animais é mais adulta do que infantil já que trata da existência, da transcendentalidade, mas também é muito divertida.

5º Lugar – A Era do Gelo (2002)

Antes de ter milhões de continuações essa história que mostra às crianças um pouco da era glacial de maneira bem humorada, faz das conversas entre animais pré-históricos formas de refletir sobre o meio-ambiente e como nós cuidamos dele nos dias atuais.

4º Lugar – Madagascar (2005)

O filme não é só o “I Like move it”, mas também não se resume aos pinguins militarizados de um zoológico de Nova Iorque. É uma história que vai além com a união entre um leão, uma girafa, uma zebra e uma hipopótamo que traspassa os limites da intolerância e é interessante e engraçada.

3º A Revolução dos Bichos (1999)

O romance satírico de George Orwell sobre a luta de classe representada por uma fazenda, comandada por um porco comunista, vai além da fronteira das falas em animais. Ela demonstra sentimentos e personalidades humanas nos bichinhos do campo. A adaptação para o cinema é bem feita, pois apresenta os principais pontos do livro de Orwell.

2º Lugar – Ted (2012)

O Filme não é bem para crianças (é bem pesado em alguns momentos) nem é bem um animal que fala (o urso é de pelúcia), mas possui algumas das piadas mais engraçadas dos últimos tempos. Ah, além de ser dirigido, escrito e estrelado pelo criador de Family Guy, Seth Mcfarlene, e ter no elenco a linda Mila Kunis.

1º Lugar – O Rei Leão (1994)

Quantos desenhos animados conseguiram ter impacto tão grande em pequenos e grandes? Quantos foram tão bem feitos quanto este “O Rei Leão”? A técnica e o roteiro se ajudam mutuamente e a história emociona sem ser piegas. Além disso, mesmo já tendo quase vinte anos, parece estar envelhecendo bem, já que continua atual e o desenho não se torna obsoleto. Foi uma forma de alavancar novamente a Disney e lançou maneiras diferentes de faturar com os desenhos animados. É um marco para os animais falantes com suas caretas e seus trejeitos muito bem articulados para a tela grande.

Anúncios

2 comentários em “Top Ten de filmes com animais falantes

  1. Mеu irmão recomendou que eu possa cօmo este blog.
    Ele estava totalmente сeгto. Eѕte post realmente fez o meu dіa.
    Você não podе imaginar o quanto tempо eu tinha passado por еsta informação!
    Obrigado!

  2. Republicou isso em Outros Sonse comentado:

    Texto postado originariamente em 15 de agosto de 2013. O Blog volta ao trabalho a partir de amanhã, dia 05 de janeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s