O Projeto de Madonna pela Liberdade de Expressão

20130904-news-madonna-secret-project-revolution-join-art-for-freedom-screengrabs-20

(Agência O Globo)

Num vídeo de 17 minutos a megastar tenta mostrar a necessidade do artista criar. A luta é contra a cultura do politicamente correto enfiada goela abaixo do público atual mundial, mas também não deixa de ser uma provocação aos constantes atos de censura pelo globo afora, tanto em manifestações verificadas na China, Brasil, Índia, países islâmicos quanto em ações absurdas (como o caso explícito ocorrido na Rússia com as meninas do Pussy Riot).

A cantora tenta mostrar como a liberdade de expressão é necessária para a criação da arte de uma forma geral, em todos os níveis e formas culturais.

O curta-metragem faz parte do projeto Art for Freedom que Madonna lançou e espera contribuir para a discussão através de uma plataforma na internet.

Na verdade, não podemos nem chamar apenas de um curta-metragem (está mais para uma instalação) e esse filme-evento se chama “secretprojectrevolution”. Ele foi feito em parceria com o diretor e fotógrafo Steven Klein.

Durante a première do filme de 17 minutos, Madonna faz uma cover de Between the bars, de Elliott Smith. A gravação fez parte de uma performance artística comandada pela cantora no evento de lançamento de secretprojectrevolution na galeria Gagosian, em Nova York.

A Material Girl já havia falado sobre o projeto anteriormente. “Pretendo mostrar pelo exemplo do secretprojectrevolution meu comprometimento criativo para inspirar mudanças no mundo por meio da expressão artística”. Ela completou: “Espero que meu filme e outras inscrições ao Art For Freedom sejam um chamado para ação e deem às pessoas a chance de colocar para fora sua própria expressão criativa para ajudar na luta contra a opressão, intolerância e complacência”.

Segundo o diretor, Steven Klein, o filme é uma análise de “nossas prisões privadas”. “Ele questiona o que fazemos, como fazemos e como tratamos os outros”.

Claro que o filme possui os problemas megalomaníacos da estrela (que ainda insiste no cinema e na atuação sem perceber o quanto é sofrível seu trabalho), mas não deixa de ser uma atitude louvável.

A campanha, tem ainda como meta, ser uma plataforma para dar às pessoas ao redor do mundo “a oportunidade de responder à questão: o que a liberdade significa para você?”.

Veja a seguir o filme completo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s