O Mestre

178948_Papel-de-Parede-Mestre-Yoda--178948_800x600

O Dia dos Professores é apenas amanhã, mas aqui no blog posto um poema hoje que tenta traduzir o que é essa profissão.

Primeiro Passo (Dhiancarlo Miranda)

Os dias passam e ainda há quem me ensine;
Os ventos sopram e há quem fique ao meu lado,
Atribulações prosseguem e ainda persistem em ficar.
Com tormentas, barulhos e inseguranças alheias:
Tu és o meu motivador!

Quando a vida te isola, quando tudo te amola;
Ao final de todos os sonhos, e no inicio dos pesadelos;
Do alto de qualquer momento, embaixo de todo sofrimento:
O cansaço e tudo aquilo que é eterno:
Tu és o meu confidente!

Seguindo em frente e sem pestanejar.
O limite parece sôfrego,
Mas a sua paciência ultrapassa esse obstáculo.
Força sobre-humana sopra meu cabelo:
Tu és o meu amigo!

Diante das feras, por trás de qualquer governo.
Mudando os estilos, segurando no remo.
Afrontando a ignorância e nunca se prostrando
Com a cabeça erguida e olhos brilhantes:
Tu és meu alicerce!

Por histórias e retumbantes conflitos.
Além de tudo e ao fim dos mitos.
Suando a camisa e provocando o pensamento,
Desafiando a preguiça e encarando a desinformação:
Tu és o meu mestre!

Soluços e Soluções,
Arrependimentos e alimentos à alma,
Fissuras na face da educação,
Das educações que se movem ao seu entorno:
Tu és o meu batalhador!

Uma palavra que faz pensar;
Um pensamento que ajuda a criticar;
Uma crítica que faz agir;
Uma ação que faz mudar:
Tu és meu formador!

Por mais que lutem para você sofrer,
Por menos que a vida te deixe morrer,
Por mais que o todo seja tudo para te enfraquecer,
Por menos que o retorno pareça reles e invalido:
Tu és a minha consciência!

Profissão não, vocação infinita!
Professa com tuas mãos e sincero agir;
Prazer imenso em abraçar tua mão amiga
Mente que me ajuda no ir e vir.

Tu és a base;
Tu és a ponte;
Tu és a prova
De que para todo destino
Há a necessidade de um primeiro passo.

Tu és a base;
Tu és a ponte;
Tu és a prova
De que para todo primeiro passo
Há a necessidade de um empurrão.

Tu és o começo de tudo
Para qualquer valor,
Tu és simplesmente e, acima de tudo,
Meu querido professor!

Deixe um comentário

