Livro aborda a liberdade nos países islâmicos

malala-capa-size-598

O livro “Eu Sou Malala” (Malala Yousafzai e Cristina Lamb – Companhia das Letras) aborda como é difícil ser mulher e ter liberdade em alguns países islâmicos.

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida.

Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York.´

A menina do interior do Paquistão se tornou um símbolo global de protesto pacífico num local onde a violência pode ser explícita ou internalizada, depende da ocasião, mas existe e é grande demais.

Além disso, ela é a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. “Eu Sou Malala” é a história de uma família exilada pelo terrorismo internacionalizado, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens.

O livro acompanha a infância da garota, seus primeiros anos de vida escolar, as agruras da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã.

O livro foi escrito a quatro mãos com a jornalista britânica Christina Lamb, e se torna uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido e pouco estudado pelo Ocidente.

Leitura obrigatória para quem ainda quer entender o que é liberdade e a importância de se tê-la para ter uma vida plena.

Anúncios

Um comentário em “Livro aborda a liberdade nos países islâmicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s