O “Behind the Scenes” da Marvel

untitled

O que está por trás dos mutantes mais amados (ou odiados) do planeta? Quem gere essa gama de personagens, roteiros e superpoderes? Há algum segredo no sucesso de uma marca como a Marvel?

O livro “Marvel Comics – A História Secreta” (Editora Leya Brasil) do autor Sean Howe promete desvendar algumas dessas dúvidas que perturbam a mente de nerds ao longo dos tempos e em todo o globo, mas entrega muito mais.

Curiosidades como o período de vacas magras no início dos anos 60 também fazem valer a pena a compra da obra traduzida por Érico Assis. Em 1961, Stan Lee ia pedir as contas, pois estava cansado de trabalhar para uma editora que vendia mal e que há pouco tempo tivera que demitir boa parte dos funcionários, por outro lado, o seu chefe, Martin Goodman, queria novos heróis, novas revistas, novas criações para manter a concorrência em dia.

Dessa fome e dessa vontade de comer nasceram os X-Men. Lee convocou Jack Kirby e Steve Ditko, seus artistas prediletos e daí para o trabalho fluir de forma profícua e incessante foi um pulo de Hulk.

Algumas outras personas interessantes (para dizer o mínimo) apareceram dessa parceria criativa. HQs do Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Thor, Hulk, Homem de Ferro, Demolidor e Vingadores floresceram e impulsionaram as vendas da Marvel fazendo receita suficiente para ninguém se importar com o que a criatividade desses artistas forjasse.

Mais histórias interessantes aparecem no livro, mas também há uma abordagem acerca de como os cruzamentos das sagas e dos mundos criados pelos desenhistas e roteiristas desenvolveu um mundo rico em possibilidades.

O Universo Marvel como ficou conhecido até hoje faz com que histórias se entrelaçam e faça com que os fãs tenham de desembolsar dinheiro extra no momento em que termina uma série de um e percebe que algo precisa ser explicado na série de outro.

A versão americana do livro
marvel

Howe precisou realizar uma pesquisa que se profundou nos bastidores da Marvel Comics desde suas origens, o trabalho percorre o início relevante dos super-heróis na década de 1930 passando pelas crises, quedas e ressurgimentos até a venda bilionária à Disney no começo deste século.

A obra também conta alguns barracos entre quadrinistas, processos enfrentados pela marca e o salto para o cinema que teve seus altos e baixos também até o final dos anos 90 e início dos anos 2000 quando algumas franquias promoveram a Marvel a um novo patamar. Ninguém consegue imaginar mais um ano sem algum lançamento monstro nos cinemas de séries dela e de outras concorrentes do mercado de HQs.

Esse mercado é analisado por Howe no sentido mais amplo possível, tentando entender o que de fato acontece com uma editora de histórias em quadrinhos que hoje vive de lançar séries de TV, videogames, brinquedos e os mais variados produtos parecendo relegar as tradicionais comic books a um segundo plano.

O livro foi agraciado com o prêmio Eisner 2013 de melhor obra relacionada a quadrinhos. Boa pedida para quem quer matar a curiosidade da indústria de quadrinhos mundial.

Anúncios

Um comentário em “O “Behind the Scenes” da Marvel

  1. content disse:

    One method to boost the exposure of the article marketing campaign is to secure appearances as being a guest blogger. If you are a parent, keep in mind that you just have great influence on the kids in addition to their friends.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s