Ozzy Day!!!

Ozzy Osbourne 15

O aniversariante do dia nasceu sob o nome de John Michael Osbourne em Aston, Inglaterra. Mas sua viagem pela música e pelas histórias mais malucas do rock só foram ter início aos 20 anos.

É neste período que o garoto funda sua primeira banda, o “The Polka Tulk Blues Band” e logo depois apenas Polka Tulk, que mais tarde ganhou o nome de Earth. No repertório, blues e rock com influências das bandas Cream, Blue Cheer e Vanilla Fudge, recebe a alcunha de “Pai do Heavy Metal”, sendo assim idolatrado.

E em 1969, após descobrir a existência de uma banda homônima, Tony Iommi (guitarra), Bill Ward (bateria), Ozzy Osbourne (vocais) e Geezer Butler (baixo) decidem adotar outro nome. A ideia surgiu a partir do título de uma história do escritor Dennis Wheatley (que também inspirou a composição de Butler), nascendo então o Black Sabbath.

Daí em diante, de tudo aconteceu com o Madman. Drogas, álcool, sexo, morcegos e muitas confusões tomaram conta da biografia deste senhor que completa 65 anos hoje.

A data é mais significativa ainda por se tratar de uma pessoa que, com todos esses excessos ao longo da vida, ainda se mantém em pé, tendo lançado em 2013 o elogiadíssimo “13”, álbum do Black Sabbath que promoveu o retorno da banda quase original (ainda estão em atrito contratual com Bill Ward) e os trouxe ao Brasil em outubro.

Valia até uma menção naquelas brincadeirinhas que o Google faz com datas especiais tamanho é o peso de Ozzy para o rock (e principalmente o Heavy Metal mundial).

Sua voz inconfundível é um marco para um som que foi concebido graças à virtuose característica de Geezer Butler, Bil Ward e, principalmente, Tony Iommi. Os riffs de guitarra do último sempre foram ilustrados pela sutileza com que Ozzy introduz às musicas, dando uma obscuridade necessária para que o peso das canções esteja em igual condição com sua ambientalização típica de filme de terror. Um show ou um álbum do Black Sabbath, com sua formação original, sempre te dá essa impressão: a de estar dentro de uma história sinistra, marcada pelas sombras que habitam o ser humano e de sua antítese religiosa.

Tudo bem que o Black Sabbath funcionou muito bem com outros vocalistas, mas não teria a aura que possui sem a figura de Mr Osbourne. O carisma do cantor até o impulsionou a uma carreira na tv através do Reality Show “The Osbournes” que acompanhava a vida da família problemática.

Neste quesito, aliás, não falta nada à biografia insana de Ozzy: sua vida desregrada o jogou ao lixo por diversas vezes e foi sua segunda mulher Sharon quem mais aguentou a barra.

Hoje, um senhor que tenta manter no passado os problemas com as drogas, Ozzy Osbourne não perde a força da imagem e ainda consegue cativar o público com suas frases marcantes na 1 hora e meia de apresentação junto com a banda.

Abaixo, alguns dos grandes momentos do senhor das trevas, solo ou com o Black Sabbath:

War Pigs (Ozzfest 2005)

End of the Beggining (Official Video 2013)

Dirty Women (Ozzy and Iommi 2010)

Black Sabbath Live Concert at the Santa Monica (1975)

No More Tears (Ozzy Osbourne 2002)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s