O Estranho (e Divertidíssimo) Mundo de Fábio Massari

download

Livro sobre a cultura pop no Brasil são difíceis de se encontrar. Livros sobre a cultura alternativa no Brasil são quase impossíveis.

A lista de abnegados que destrincharam esse caminho aos brasileiros que gostam de procurar algo além das novas músicas do U2 ou querem saber sobre algo que não sejam as estripulias de Justir Bieber por aí é bem baixa, quase nula.

Nesta curta lista destacam-se André Barcinski, Thiago Ney, André Forastieri, Lúcio Ribeiro e Fábio Massari. Este último lança novo livro “Mondo Massari” (Editora Ideal) com uma compilação do que viu de bom nesses últimos anos de estrada no jornalismo.

O subtítulo do livro, “Entrevistas, Resenhas, Divagações & Etc”, tem tudo a ver com Massari, já que o escritor gosta de fazer isso mesmo, viajar naquilo que se propõe a mostrar ao seu público.

Trata-se do quarto livro do jornalista, radialista e apresentador de vários programas da rádio e da TV brasileiras, e nele há muito da produção dele, e das bandas, dos últimos 14 anos.

“Mondo Massari” traz entrevistas com nomes como Violeta de Outono, Gang of Four, Television, Alan Wilder (Depeche Mode), The Mars Volta, The Vibrators, Glen Matlock (Sex Pistols), The Kills, John Cale e Marianne Faithfull, entre outros.

Mas o livro não fica apenas no Mondo Massari os artistas entrevistados em si. Há alguns artigos sobre shows históricos dos anos 1980 no Brasil, incluindo The Police (1982), Queen (1981) e Nina Hagen (1985).

Capa do Livro
massari

Além disso, a forma como Massari toca nos assuntos é bastante didático, sem deixar de ser o cara escolado e erudito que é. Sua proficuidade em tratar os assuntos não o deixou nem um pouco prolixo com o passar dos anos. Pelo contrário, o eterno reverendo do público indie brasileiro continua a ser de vanguarda, ao descobrir novas bandas, falar sobre o cenário alternativo atual e de escrever sobre aquele grupo que você conheceu ontem já com inúmeras informações a respeito.

Por fim, o fato de vivermos numa era em que todo mundo tem acesso à informação em tempo recorde não inviabiliza o jornalismo realizado por Massari, até por que é dele que saem as minúcias acerca daquilo que você viu em pilula na internet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s