A Performance de Rogério Skylab no Canal Brasil

2

“Vocês devem estar todos malucos”.

É com uma frase com esse espírito que Rogério Skylab se pronuncia à sua plateia anunciando a última música de seu show.

A apresentação em questão foi realizada no Centro Cultural São Paulo no longínquo ano de 2008, foi registrado no DVD “Rogério Skylab IX Ao Vivo”, mas só agora é transmitido no Canal Brasil.

A fita Passou na última segunda-feira durante a madrugada e tem uma reprise anunciada para o próximo dia 18/01.

Portanto, não perca a oportunidade, assista!

A performance do cantor é algo incrível. Seus gestos, sua caracterização despojada (calça preta e camisa idem no seu corpo magrela), suas caretas e a maneira como interpreta suas canções fazem do show um evento único.

Mas nada disso seria possível se não fosse a insanidade com que o músico trata suas próprias composições.

As letras de Skylab são politicamente incorretas, dialogam com a escatologia e possuem características fúnebres.

Há um imaginário presente nas canções envolvido de situações presentes no dia-a-dia, no cotidiano de todos, mas que são relegadas apenas às piadas do bar, pois não podem ser transmitidas a um público maior, a plateia musical.

Nisso, além da maluquice de Rogério, também há de se louvar sua coragem. A apresentação faz uma viagem pela carreira do cantor desde os áureos tempos do começo dos anos 2000 em que ficou conhecido quando ia aos programas do Jô Soares mostrar seu primeiro som conhecido, “Matador de Passarinho”.

A banda que acompanha Rogério Skylab é muito boa e consegue manter uma sonoridade adequada mesmo com as alterações de ritmos que ocorrem, por vezes, em algumas das músicas dele.

Apesar do clima de retrospectiva do show, há músicas mais novas de sua carreira como “Samba de uma nota só ao contrário” e “Show do Rappa”.

Por fim, há de se notar o público que acompanha uma apresentação de Rogério Skylab, pois as pessoas tem dificuldade em reagir à performance dele, já que a cada início de letra existe uma surpresa com sua coragem em falar mal dos outros, em criticar sem papas na língua, falar sobre relações humanas pouco convencionais e a respeito de sentimentos dos mais maléficos e insanos guardados no fundo da alma humana. O resultado é um sem número de pessoas boquiabertas.

“Rogério Skylab IX Ao Vivo” é o registro de um artista, que se não fosse ignorado pela grande mídia pelo fato de ter pouco apelo junto às massas acostumadas com enlatados pré-produzidos em grande escala, poderia ser comparado em alguns de seus atributos artísticos com Augusto dos Anjos ou Edgar Allan Poe.

O seu poderio poético inclui figuras de linguagem que ajudam a transformar as letras em algo envolto em mistério, um elogio ao desconhecido ou à possibilidade do ser humano em ser mal, maluco, misógino, caricato, sarcástico e que tais adjetivos são reais e fazem parte de nós, é algo inerente a todos.

Dessa forma, o show de Skylab é interessante para demonstrar o quanto a maioria dos artistas brasileiros de hoje em dia têm que rezar uma cartilha de fazer sempre o mesmo, de realizar uma produção musical simples, igual, inócua e insípida diante do que um artista performático, inteligente e corajoso pode fazer apenas com a ideia de ser diferente do que nos apresentam por aí.

Trecho do Show

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s