Leitura para os próximos meses (Os lançamentos do primeiro semestre)

Arianespace-20130507110142

Ano iniciando e a sede por leitura não para. Para os leitores do blog eu separei algumas obras que geram uma certa expectativa, mas fiz questão de não separar os livros por gêneros para que a pessoa se interesse pelo livro pela sua sinopse e não pelo que o público para o qual foi realizado.

Mais à frente eu realizo uma outra prévia dessa para que a coisa fique mais completa e que tenhamos maior variedade de escolha

Siga, portanto, abaixo um breve relato sobre 10 dos mais aguardados livros em 2014.

A garota que você deixou para trás – Jojo Moyes (Editora Intrínseca):

A Garota Que Você Deixou Para Trás

Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard.

Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. A história criará um paralelo com nossos dias atuais por conta de outro retrato.

O Corpo no Escuro – Paulo Nunes (Editora Companhia das Letras):

13333358

Não, o livro não se trata das memórias do ex-jogador do Palmeiras.

A obra é, na verdade, o primeiro livro do poeta e livreiro da USP Paulo Nunes. O volume chega com a chancela de terem sido publicados alguns destes poemas no caderno “Ilustríssima” da Folha de São Paulo.

Há uma expectativa, pois se vê na poesia de Paulo Nunes muita criatividade e tato sensível ao tratar de temas variados.

O livro deve estar à disposição do público a partir de fevereiro de 2014.

Enfeitiçadas – Jéssica Spostwood (Editora Arqueiro):

download (15)

Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará à idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror.

Bom para quem acompanha a atual temporada de American Horror History e se interessou pelo assunto.

A Cidade dos Segredos – Sasha Gould (Editora Novo Conceito):

download (16)

Laura foi enviada para o convento logo depois da morte de sua mãe. Uma noite, sem maiores explicações, Laura é informada de que seu pai a quer de volta em casa. Ela só não esperava chegar durante o velório de sua irmã, Beatrice, que morreu de forma estranha.

Agora, o pai de Laura ordena que ela se case com Vincenzo, noivo de Beatrice, um homem de aparência misteriosa e repugnante. A sociedade Segreta faz um pacto com Laura e promete ajudá-la a descobrir quem matou Beatrice.

O restante é melhor deixar incólume para não estragar as surpresas da história.

O Ladrão do tempo – John Boyne (Editora Companhia das Letras):

download (17)

Matthieu Zela resolve abandonar Paris no ano de 1958 e fugir de barco para a Inglaterra, pois havia testemunhado o assassinato brutal da mãe pelo padrasto. Apenas um garoto de quinze anos à época, ele leva consigo o meio-irmão caçula, Tomas, criança que se vê impelido a proteger.

Começando com uma morte e sempre em busca de redenção, a vida de Zela é marcada por uma característica incomum: antes que o século XVIII acabe, ele irá descobrir que seu corpo parou de envelhecer. Sua aparência é de um homem de cinquenta anos, mas o tempo passa e seu físico continua imutável.

Orlando – Virginia Woolf (Editora Penguin):

images (6)

O livro de Virgínia data de 1928, mas a Editora Penguin está relançando a obra neste início de 2014. Orlando é uma biografia fantástica de um nobre inglês nascido no século XVI que se transforma em mulher e atravessa o tempo até chegar aos anos 20 do século XX.

Orlando está constantemente em busca do amor e da arte. Através das aventuras e desventuras do personagem, Virgínia Woolf apresenta um panorama das transformações sofridas pela Inglaterra e traça divertidas comparações entre homens e mulheres, que acima de tudo servem para desenhar Orlando como um ser humano, independente do sexo.

Traduzido pela grande poeta Cecília Meireles, o livro nada perde ao ser lido fora do original.

Doze anos de Escravidão – Solomon Northup (Editora Seoman):

images (7)

O livro ganhou uma adaptação ao cinema que está concorrendo ao Oscar deste ano. é um livro de memórias angustiantes sobre um dos períodos mais sombrios da história norte-americana.

Ele relata como Solomon Northup, nascido um homem livre em Nova York, foi atraído para Washington, D.C., em 1841, com a promessa de um emprego, e então drogado, espancado e vendido como escravo. Ele passou os doze anos seguintes de sua vida em cativeiro, trabalhando, na maior parte do tempo, em uma plantação de algodão em Louisiana.

Após seu resgate, Northup escreveu este registro excepcionalmente vívido e detalhado da vida escrava.

Todo o Bob Cuspe – Angeli (Editora Companhia das Letras):

download (18)

Um dos personagens mais famosos dos quadrinhos brasileiros vai ganhar antologia. É o porralouca Bob Cuspe, cria de Angeli na tira Chiclete com Banana, nos anos 1980.

A editora Companhia das Letras prepara o livro para junho deste ano.

Quem lembra da Rê Bordosa, dos Escrotinhos ou de qualquer outro personagem daquela época sabe que o livro valerá a pena. Bob Cuspe e sua subversão, anarquia e irreverência faz rir e pensar.

Cloud Atlas – David Mitchel (Editora Companhia das Letras):

download (19)

O livro já existe numa tradução realizada para o mercado português, mas li em algum lugar que seria lançado no Brasil no segundo semestre. De qualquer maneira, se isso não acontecer corra até alguma importadora e encomende a obra que fora adaptadas pelos irmãos Washowski (Matrix). Seis vidas entrecruzadas numa aventura que vai e volta e precisa ser solucionada por uma leitura muito atenta.

A narrativa de David Mitchell derruba as fronteiras do tempo de espaço, dos gêneros literários e da linguagem para nos mostrar uma análise da gana humana pelo poder, da necessidade em entender o início e o fim da vida e como isso pode ser conflituoso e perigoso dentro de nossas mentes explodindo em reações extremistas da religião, das ideologias e principalmente dos anseios por estar acima dos outros.

David Bowie – Vários Autores (Editora Cosac Naify):

images (8)

Lá fora este livro saiu por ocasião da exposição homônima, montada originalmente no Victoria and Albert Museum, em Londres, de março a agosto de 2013. Como iniciaremos a mesma exposição no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, em 31 de janeiro próximo, o livro aproveita a deixa e já está disponível para nós.

Ele faz uma retrospectiva carreira do camaleão desde a sua juventude nos subúrbios londrinos, suas influências e decisões, as descobertas nas primeiras gravações até tornar-se figurinha carimbada no mundo da música, que influencia tudo o que se faz desde então. Como Bowie é publicitário nota-se em sua carreira sempre uma pitada desse recurso, além da maestria em divulgar tudo o que realiza.

Este é o primeiro livro produzido com acesso irrestrito ao The David Bowie Archive, o arquivo pessoal de Bowie com letras originais, trajes de espetáculos, materiais, fotos e objetos. Textos dos curadores do Victoria and Albert Museum sobre a influência de Bowie no mundo da moda, além de ensaios sobre música, cinema, a questão do gênero, entre outros, completam a edição.

Anúncios

3 comentários em “Leitura para os próximos meses (Os lançamentos do primeiro semestre)

  1. If some one desires expert view about running a blog then i propose him/her to pay a visit this blog, Keep up the pleasant work.

  2. Excellent way of describing, and fastidious paragraph to take information regarding my presentation topic, which i am going to present in school.

  3. Homepage disse:

    … [Trackback]

    […] There you will find 21973 more Infos: dhiancarlomiranda.wordpress.com/2014/01/17/leitura-para-os-proximos-meses-os-lancamentos-do-primeiro-semestre/ […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s