Demorou, mas consegui: Resenha do Livro “O Silêncio das Montanhas”

capa-silencio-montanhas (1)

São muitas as atribuições no blog e nas escolas onde leciono, portanto, ao realizar a leitura de um livro fica a sensação de que ele deve ter uma resenha mesmo que esta seja negativa, afinal de contas as pessoas têm sua opinião própria sobre o que leem e falar bem ou mal de uma obra não irá mudar o conceito de quem se apoderou de seu conteúdo.

A ideia de uma resenha é desvendar aquilo que o leitor verificou nas entrelinhas do texto, é analisar o que se desenvolveu a partir, não somente do contexto da história, mas também visualizar seu tema, seus personagens e seu modo de escrita por ângulos mais diversos do que a simples diversão e prazer.

Dez anos se passaram desde o lançamento de “O Caçador de Pipas” e o seu escritor, o afegão Khaled Hosseini, volta ao mundo literário com “O silêncio das Montanhas” (na verdade, lançado em 2013).

É um romance sustentado no protagonismo dos irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação entre si desde a mais tenra idade.

o livro se inicia com uma fábula e, assim como ela, segue-se uma trama na qual as crianças são separadas, marcando o destino de vários outros personagens.

Uma narrativa paralela se desenvolve com a história de diversas pessoas que, de certa forma, relacionam-se com os irmãos e parentes, a importância do cuidado recíproco e como as escolhas que são realizadas por essa gente ecoa através de gerações.

A partir disso, o autor procura explorar a maneira como os membros dessas famílias sacrificam seu modo de vida, sua forma de pensar e de ver o mundo para favorecer seus entes queridos. O que se vê no livro (e muitas vezes na vida real) é que as ações das pessoas mais próximas podem surpreender negativamente familiares que veem na família uma instituição sagrada.

Neste sentido, a obra se torna um expoente sobre vidas perdidas, a inocência no lido com os outros e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar, apesar das dificuldades.

“O Silêncio das Montanhas” demonstra uma maneira singela de se aprofundar nos sentimentos dos personagens que são responsáveis por nos comover de diversas formas e diferentes momentos.

É um livro triste, assim como os anteriores de Hosseini, e isso se baseia nos acontecimentos avassaladores nas vidas de seus personagens, mas isso nunca acontece gratuitamente apenas para deixar o leitor para baixo ou desolado.

Normalmente, a descrição sorumbática ocorre em instantes relevantes na vida de alguém e essas passagens poderiam ser subestimadas ou mesmo transformadas em algo menor, não fosse a destreza do autor afegão.

De qualquer maneira, seria interessante constatar uma obra diferente dessas últimas realizadas por Khaled Hosseini, somente para constatar se sua veia autoral consegue se desvencilhar desse modus operandi melancólico.

Mesmo assim, “O Silêncio das Montanhas” nos toca pela colocação de suas palavras e pela demonstração de um sentimento que se perde em nossos corações mesmo que seja no ceio de nossa família.

Observação: o título do livro se baseia num poema de William Blake que fala sobre a infância, chamado “Nurse’s Song”.

Anúncios

4 comentários em “Demorou, mas consegui: Resenha do Livro “O Silêncio das Montanhas”

  1. Costurando Nuvens disse:

    Muito interessante a sua resenha, fiquei curiosa em ler também!!! Gostei muito de “O caçador de pipas”, vou colocá-lo na minha lista de livros!!!
    Obrigado por compartilhar.

  2. juliano cesar de oliveria disse:

    Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s