50 anos de Mafalda com um texto que continua atual

download (2)

Trata-se de uma garota idealista e sincera, uma menina que nunca se calou diante da inquietude que lhe causava um mundo adulto que não lhe oferecia respostas satisfatórias.

O problema de tudo isso é que tal inconformismo persiste até o século 21. E mesmo que seja só uma tirinha, como insiste seu criador, traduz questionamentos do próprio criador diante da criatura.

Mafalda é uma personagem única na história dos quadrinhos argentinos, mas que conversa com diferentes culturas, idades e tempos desde os anos 60. Seu autor, Quino, sempre se autodefiniu como um “pessimista”, mas também alguém em busca de evolução à sua volta que manteve sempre viva a “ilusão de que sua obra servia para mudar algo.”

A garotinha agora completa 50 anos de tirinhas e seu espírito rebelde nunca esteve mais atual do que agora em um mundo que se desespera por alterações, mas que peca por não saber por onde começar. “Muitas das coisas que ela questionava ainda não foram resolvidas”, sintetiza Joaquín Salvador Lavado, nome verdadeiro de Quino, que deu vida a ela entre os anos de 1964 a 1973.

Ele se surpreende ao “ver que a obra se desenvolveu desde sua publicação até o dia de hoje, e que boa parte dos temas, para não dizer todos, continua atual e compreensível”. Sabido o homem, não?!

Pois bem, para comemorar a data simbólica nada melhor do que mostrar algumas dessas tiras valiosas com as perguntas perturbadoras realizadas pela menininha sempre vestida de vestidinho vermelho e lacinho na cabeça. E olha que nem sempre ela precisava emitir alguma palavra para entendermos sua mensagem. Bastava um gesto:

mafalda_

mafalda_2

e3cv

gb57

oiya

E abaixo, algumas frases (ou perguntas?) da Mafalda:

“Se a vida começa aos 40, por que nascemos com tanta antecedência?”

“Justo a mim coube ser eu!”

“Por onde vamos começar a empurrar esse país para frente?”

“Não seria maravilhoso o mundo se as bibliotecas fossem mais importantes que os bancos?”

“Boa noite mundo! Boa noite e até amanhã, mas fique de olho! Tem muita gente irresponsável acordada, viu?”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s