Algumas fábulas infantis com a chancela do Mr Disney

Walt Disney

São fábulas infantis consagradas mundialmente reunidas num filme de aproximadamente 50 minutos. Todas elas fazem parte de uma série chamada “Silly Symphony”, criada pelos estúdios Walt Disney em 1937. O detalhe é que esse é o mesmo programa onde apareceu Pato Donald pela primeira vez.

Se a ideia é apenas assistir ou se podemos ir além na análise dos fatos ou da pedagogia existente nos pequenos filmes isso só vai depender da maturidade das crianças com as quais estamos lidando.

De qualquer forma, a simples visualização desses desenhos já é uma situação altamente prazerosa, mas se soubermos conectar essas ideias mostradas pelas belas imagens criadas por Walt Disney ou por sua gabaritada equipe de diretores e roteiristas daquela época (estamos falando de filmes entre os anos 30, 40 e 50) o leque de opções para um trabalho educativo ficará mais complexo e rentável.

A maneira como Disney e seus comandados traçava seu pincel na tela e dava vida ao seu elenco é impactante mesmo para crianças dos dias de hoje, acostumados com a tecnologia moderna dos filmes infantis cheios de efeitos especiais, mas o roteiro pesa muito na forma de posicionar cada uma de suas personagens na história contada.

Quando falamos de histórias em que praticamente não há falas e que a música dá a tônica para que se desenrole a trama a questão fica mais interessante.

É com base nisso que mesmo histórias simples conseguem alcançar a atenção dos pequenos e as histórias mais complexas buscam os olhos e a mente deles com a discussão de temas sérios como preconceito, desigualdade social, tolerância, entre outros. Tudo isso sendo envolvido pela ambientação musical que nos proporciona momentos marcantes durante toda a projeção.

A lista dos desenhos é a seguinte:

O Patinho Feio (Ugly Ducky);
O Pequeno Hiawatha (Little Hiawatha);
Sinfonia da Fazenda (Symphony Farmyard):
O Velho Moinho ( The Old Mill);
Wynken, Blynken E Nod (Wynken, Blynken an Nod);
Filhotes De Sereia (Merbabies).

Abaixo, o filme completo:

34 comentários em “Algumas fábulas infantis com a chancela do Mr Disney

  1. Raquel Torres disse:

    eu achei o desenho bem legal e também mostra uma lição que não podemos caçar os animais e sim respeita-los,o índio era bem bonitinho.

  2. bruna bento disse:

    O desenho foi bem legal e ensina bastante a não caçar os animais.E aqui no BRASIL é proibido caçar os animais.E o desenho é bem engraçado e divertido, e todos deveriam assistir a este desenho para aprender um pouco

  3. millene torres disse:

    eu achei o desenho bom legal e principalmente porque ensina que a caça não é boa e é proibida e os animas são os nossos amigos

  4. naomy natalia disse:

    o desenho da wal disney, antigo é muito interesante por que ele é bem diferente dos desenhos de hoje por que os desenhos de hoje é tem muita tecnologia e os antigos só tem som.

  5. bryan disse:

    eu aprerdi uma lição que não se deve matar os animais a não cer se for comer

  6. eu aprendi que não se deve matar os animais com riauata

  7. Juliana Tenorio disse:

    o vime e muito bom obrigado.

  8. eu gostei bastante mesmo do desenho

  9. Heron Cirne de Souza disse:

    eu acho o pequeno Hiawatha corajoso porque ele caça os animais, e o Walt Disney é muito inteligente.

  10. nayara disse:

    esse filme é muito legal gostei

  11. Gabriel Sá Vicente disse:

    É muito legal e ensina muito a não caçar animais é daora

  12. paulo vitor lins sales disse:

    eu achei muito legal e também ensina muito a não caçar os animais

  13. maicon roberto candeia juliani laurindo disse:

    eu aprendi qui ele achou a mae dele

  14. stefany gabriela nascmento castro disse:

    eu intenti que ele gostou cono ele achou a familia dele

  15. Ryan Santos Silva disse:

    eu gostei

  16. nellinha disse:

    eu gosto do patinho feio é legal

  17. Barbara Ivy disse:

    eu entendi que cada pessoa tem seu jeito de ser.

  18. Kauany Pereira disse:

    nao devemos jugar os outros pelas aparencia

  19. Kauan disse:

    Eu gostei por causa da lição do filme

  20. Livia Vieira dos Santos disse:

    eu aprendi que não podemos ser preconseituosos

  21. Felipe junqueira leite disse:

    nossa esse videos são muito loco eu gostei bastante

  22. Nicole Haide Ambrosio Cesario disse:

    eu achei muito bom eu aprendi que não devemos caçar e não jugar a pessoa pela aparencia e sim pela atitude da pessoa 5B Professora Juliana

  23. Marcela dos Santos disse:

    Eu acho que o texto é muito bom e o filme também.

  24. eu gostei do 2 desenho o velho moinho de vento eu não gosto de desenho com muita comedia eu gosto de mistério e suspense

  25. diany kuniyoshi disse:

    eu gostei muito foi legal

Deixe um comentário

