Para Aprender um Pouco Sobre Política

política

O Livro faz parte da Coleção “As Grandes Ideias de Todos os Tempos”, série de livros que fez relativo sucesso por aqui.

Destacam-se nessas obras algumas biografias, relatos ou ensaios de autores consagrados e de pessoas renomadas no mundo do conhecimento humano em geral.

Ao todo, trata-se de um emaranhado de informações didáticas sobre psicologia, economia, filosofia e política lançado pela Editora Globo, mas o que mais tem chamado a atenção é o último volume da série, “O Livro da Política” (vários autores), pela sua urgência informativa.

É um texto bem conciso, tendo uma boa apresentação gráfica e organização de temas bem simplificada, algo que faz o leitor se interessar por ler na sequência linear pela necessidade pedagógica de entender e encaixar os fios da meada.

Este quarto volume da coleção promove discussão salutar sobre os aspectos que levam a política a ser tão essencial para a vida humana, seja lá em qual tempo e espaço estejamos.

É um livro que tem tudo para dar sequência ao sucesso das outras obras já que prossegue na linha de demonstrar o quão imprescindível é a área discutida por meio de argumentos saídos de autoridades do assunto.

O livro delineia sobre os conceitos da arte de se fazer política, explica o motivo pelo qual as formas de manipulação dos atos políticos não são apenas um jogo disputado dentro de salas de reunião dos grandes poderes e detalha como essa atividade é uma forma que moldou o ser humano e suas escolhas.

Capa do Livro
o livro da política

A viagem histórica que se faz pela política dá o tom de como sua importância foi se desenhando ao longo dos tempos. Também é possível verificar como as sociedades que investiram no estudo político e nas relações sociais por meio de discussões políticas tiveram mais êxito do que a própria tomada forçada de poder (guerra).

Aliás, a própria ação belicosa também necessita da mente de homens preparados politicamente para que as decisões não sejam apenas estratégias armamentistas, mas sobretudo atos de proporções históricas para quem ganha e para quem perde uma batalha.

O livro segue essa prática humana desde a antiguidade da China e da Grécia, debate sobre o que leva os homens a desenvolverem ideias essenciais para reconhecer a superioridade que tem o bem coletivo sobre a necessidade individual e estabelece paralelos com os dias atuais.

Esse volume da série se apodera do discurso de grandes líderes e estudiosos sobre o tema da política para destacar a evolução desse pensamento, tudo em ordem cronológica.

Desse modo, a pesquisa lança uma análise global acerca das reflexões que os grandes pesquisadores fizeram na área, além de tentar indicar as diferenças entre o que se falou no campo teórico com os acontecimentos práticos. Mentes como as de Confúcio, Platão, Tomás de Aquino, Maquiavel, Hobbes, Rousseau, Marx, Weber, Hannah Arendt, Noam Chomsky, além do brasileiro Paulo Freire, entre outros, são estudados em suas teorias para se verificar o que de fato aconteceu na história na contraposição com líderes políticos, tais como Abraham Lincoln, José Martí, Gandhi, Lênin, Churchill, Che Guevara e Nelson Mandela. Há outros, mas a leitura se faz necessária para entender o motivo pelo qual são imprescindíveis para a compreensão geral de seu discurso argumentativo.

Ao final do livro, ainda se encontra um inventário de outros importantes pensadores da política, com descrições resumidas de suas obras e quais suas contribuições para entendimento da política mundial, além de um glossário que traduz de forma bem didática as principais terminologias e expressões específicas que foram formadas ao longo dos tempos em todas as civilizações.

Enfim, uma obra que atinge tanto os principiantes no assunto quanto aqueles que já possuem certa bagagem do tema, mas que precisam realizar uma pesquisa mais profunda de algum autor ou personagem histórico importante para a política.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s