Somos todos macacos (e se isso gerar lucro, melhor ainda)

Velvet-Underground-and-Nico-1967-Andy-Warhol

Hoje em dia há campanhas e memes que se espalham pela internet de forma torrencial e são normalmente chamados de virais.

São essas manifestações que são acolhidas pelas pessoas via rede social e convencem a nós de que existe, mais do que nunca, uma manipulação de qualquer coisa dependendo de quem se apossa delas.

No último dia domingo (27) aconteceu mais um ato de racismo nojento, como já é costume em alguns campos da Espanha, desta vez contra o atleta brasileiro Daniel Alves. Nada que também não acontece por aqui também, aliás.

O jogador do Barcelona já havia vivido algo parecido há alguns dias quando membros de sua própria torcida imitaram macacos ao verem passarem em sua frente os jogadores negros do time catalão. Vê-se por aí que o preconceito racial é uma problema endêmico no país do Rei Juan Carlos.

Desta última vez, houve um idiota que lançou uma banana em direção de Daniel quando este iria cobrar um escanteio. O jogo acontecia no Estádio do Villareal, na província de Castellon.

Nada de novo na atitude absurda do torcedor. A novidade desta vez foi a reação do discriminado: Daniel pegou a fruta e a comeu. Ainda depois do jogo, mencionou que a banana o ajudou, pois ela dá energia e ele precisava disso para cobrar os escanteios e auxiliar sua equipe na vitória. Um tapa com luva de pelica na cara desses racistas.

A imagem rodou o mundo e outros jogadores (como Neymar, por exemplo) postaram fotos no Instagram com a fruta na mão. Pronto! estava iniciado o próximo viral de sucesso no mundo inteiro.

Incluíram a hashtag somostodosmacacos à ideia e se tornou febre na rede mundial de computadores.

Mas wsempre há um porém.

E sempre há quem se aproveite de uma ideia original, bacana para tirar proveito da imagem que isso pode render.

A situação chegou ao Brasil e logo o aproveitador de situações Luciano Huck postou uma foto em sua página do Facebook, ao lado da esposa Angélica, com uma banana na mão.

A imagem de família linda já é repetida tantas vezes pelo casal que parece comercial de margarina tamanho é a espontaneidade deles. Seus quadros de programa em que se apodera da situação deplorável do ser humano para ganhar pontos de audiência também não são novidade.

A questão, porém, ganhou mais um capítulo dessa vez. Mal estava sendo digerido pela mídia o acontecimento envolvendo Daniel Alves já havia no site do apresentador camisetas sendo vendidas com os dizeres “Somos Todos Macacos”. Rápido hein!

Luciano, normalmente, tem uma horda de baba-ovo que o defende com unhas e dentes em todas as polêmicas em que ele se envolve, sempre apelando para sua alma filantrópica. Mas, desta feita, isso não foi possível.

As reações foram, no mínimo, de nojo contra a estrela da Globo, o que manchou muito uma campanha, que no começo era séria e espontânea.

A necessidade de se demonstrar a repugnância que é o racismo, o preconceito e a discriminação em qualquer nível e de qualquer forma se faz presente num mundo em que a luta de classes e a intolerância tomam conta dos fóruns de debate, mas se aproveitar disso para ganhar dinheiro é mais sujo ainda.

Espera-se que as pessoas abram bem o olho para tais formadores de opinião que, na verdade, querem apenas formar mais dinheiro em torno de si. Isso é sério e faz a gente perder mais ainda fé na humanidade.

Anúncios

2 comentários em “Somos todos macacos (e se isso gerar lucro, melhor ainda)

  1. Marcelo e Samuel Achilles 9A disse:

    é um bom tema,porque nós somos todos iguais e ninguem tem que notar a cor de ninguem!

  2. Raquel Andrade Ágata Melo 9ª Achilles disse:

    achei um desespeito total ao jogador ,e gostei muito do que o Daniel Alves fez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s