Eric Hill foi um autor que não subestimava a inteligência infantil

download (5)

O Autor Eric Hill nasceu no norte de Londres e começou sua carreira em um estúdio de ilustração como uma espécie de office-boy, quando ainda era adolescente. Provavelmente vem daí sua perspicácia para criar histórias rápidas e ao mesmo tempo cativantes para o universo infantil.

Ele trabalhou com publicidade antes de criar sua série de livros do Bolinha, que eram lidos para seu filho na hora de dormir.

O autor morreu anteontem aos 86 anos em sua casa na Califórnia. Hill deixa sua mulher e dois filhos.

A série criada por ele traz um cachorro em pequenas aventuras, descobertas conforme crianças interagem com o livro, levantando abas do papel que encobrem as ilustrações. Tal suporte passou a ser chamado de Pop-Up e virou febre entre as crianças de todo o mundo.

A primeira aventura do cãozinho “Onde está o Bolinha?” foi publicada em 1980 no Reino Unido e, a partir daí, a série vendeu mais de 60 milhões de cópias pelo mundo, sendo traduzida para 60 línguas e adaptada para a TV.
Os livros de Hill nunca foram publicados no Brasil, mas o nome Bolinha vem da livre tradução realizada pela editora portuguesa que o lançou por lá.

Em outros países o protagonista da obra de Hill foi chamado de várias formas. No original é chamado de Spot, é conhecido como Dribbel na Holanda, Tippens na Suécia e Tassen na Noruega.

Hill dizia que pretendia, com seus livros, reconhecer que “as crianças têm muito mais inteligência e estilo que os adultos acreditam”, e com isso gostaria que elas experimentassem, através de seus desenhos, “ideias que ainda estavam fora de suas experiências, mas que poderiam ser básicas o suficiente para serem compreendidas”.

download (6)

“O pai do Bolinha” como era chamado morava nos EUA desde os anos 80.

Em 2008, ele foi homenageado com a Ordem do Império Britânico (OBE) por seus serviços à literatura infantil.
Em nota oficial emitida pela família do artista foi descrito o seguinte: “Embora este período de perda seja muito duro para nós, podemos honestamente dizer que encontramos consolo na alegria que ele trouxe a tantas crianças e famílias com seu trabalho”.

A própria Puffin Books, que editava os livros de Hill para o Reino Unido se pronunciou da seguinte maneira: “A ideia genial de levantar abas de Eric transformou a leitura dos livros do Bolinha em um jogo glorioso de esconde-esconde aproveitado por crianças e adultos”.

Anúncios

2 comentários em “Eric Hill foi um autor que não subestimava a inteligência infantil

  1. Augusto disse:

    Acho muito legal esse tipo de livro e tambem muito interativo.

  2. alerson 9-A :) achiles disse:

    livros para crianças e sempre bons

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s