O que é Justiça social?

igualdade para blog

Essa é uma pergunta muito perspicaz, mas também deveras difícil de explicar.

Para que eu pudesse explanar melhor sobre o tema fiz o seguinte: realizei uma pesquisa pela internet e pela sala de leitura na qual eu trabalho e consegui a melhor resposta no site governamental Portal Brasil.

Abaixo, está um trecho da explicação sobre o assunto intrigante:

“A definição de justiça social como é conhecida hoje foi formulada no século XIX pelos “tomistas”, ou seguidores das ideias de São Tomás de Aquino, padre e filósofo nascido no século XIII.

São Tomás de Aquino pregava que a fé e a razão não podem ser contraditórias e, de acordo com esse pensamento, o conceito de justiça social foi desenvolvido. Ele previa que em uma sociedade democrática, todos os serem humanos são dignos e têm a mesma importância. Por isso, possuem direitos e deveres iguais não apenas em aspectos econômicos, mas também relativos à saúde, educação, trabalho, direito à justiça e manifestação cultural.

No século XX, o agravamento das desigualdades e injustiças sociais e o crescente clamor dos pobres e das forças políticas e espirituais com eles identificadas levaram ao Estado do Bem-Estar Social, estabelecido juridicamente pela primeira vez com as constituições mexicana de 1917 e alemã, de Weimar, em 1919.

Assim, os direitos econômicos, sociais e culturais dos cidadãos desses países somaram-se às garantias individuais conquistadas nas revoluções liberais dos séculos XVII e XVIII. Com o tempo, os cidadãos reivindicaram e adquiriram também direitos relativos às mulheres, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosos, grupos e comunidades tradicionais e específicas e meio ambiente.

Segundo o conceito de justiça social, desenvolvimento não pode se resumir ao crescimento econômico, já que envolve também a justiça distributiva (que diz que cada cidadão deve receber o que lhe é devido), as liberdades políticas e os direitos civis, as oportunidades sociais, a transparência na esfera pública e privada e a proteção social. Não faz sentido falar de desenvolvimento sem incluir o acesso irrestrito à educação, à saúde, ao crédito, aos bens públicos, à posse da terra, à titularidade de imóveis e a tudo o que é indispensável a uma vida de boa qualidade em uma sociedade democrática moderna.”

Pois bem, se há toda essa informação sobre justiça social como será que ela se dá no nosso país, aqui mesmo, no Brasil?

Para responder a essa pergunta nada melhor do que recorrer ao mesmo suporte informativo para analisar a situação aqui no nosso quintal.

“No Brasil, a justiça social tornou-se um dos pilares da constituição brasileira de 1988.

Hoje, as políticas sociais estão incluídas em iniciativas dos governos federal, estadual e municipal, em colaboração com a sociedade civil. As políticas econômicas e sociais buscam garantir o direito à saúde e educação e acesso aos bens de consumo, lazer e novas tecnologias, através do aumento da renda e capacidade de consumo.

A incorporação de novos cidadãos no mercado beneficia todos os segmentos da sociedade, já que o aumento da demanda causa a ampliação dos investimentos e do número de vagas de trabalho. Dados de institutos de pesquisa apontam para a melhoria da distribuição de renda no país, mas a questão ainda é um dos principais desafios do Brasil.”

Portanto, há uma melhoria da justiça social no nosso país, mas ainda há muito a percorrer. Pareço claro isso, mas será que as pessoas têm ciência disso também?

Outra questão importante nessa discussão é saber diferenciar o que é igualdade de condições na comunidade mundial atual e o que é de fato justiça. O que é melhor… Ou para ficar mais claro, o que é mais justo?

A análise pode começar no bairro onde moramos, nas ruas que percorremos para pegar o ônibus pela manhã ou pelo caminho que fazemos para chegar ao local de trabalho ou para a escola.

A mudança de ambiente, a alteração na visualização das coisas ao nosso redor, tudo isso promove uma dimensão mais nítida do que acontece com a tal melhoria de vida que tanto se vocifera por aí.

E quanto aos últimos vinte anos em que uma nova classe de pessoas mais abastadas foi criada no território brasileiro, será que isso realmente produziu uma conquista séria, verdadeira para a população?

São questões como estas que serão mais desenvolvidas e explicadas nas próximas aulas durante nosso curso na sala de leitura e que pretende demover a ideia de uma atividade apenas dentro da sala de aula. O desejo é que a coisa se desenvolva também no entorno da escola, da vida comunitária dos alunos e de suas famílias.

E que possamos aprender algo dessa pesquisa que pretende mobilizar todos os personagens importantes da educação e da sociedade aos quais pertencemos. Vamos à aula, então!

Anúncios

109 comentários em “O que é Justiça social?

  1. Eu vi do Canadá e vejo que o Canadá é um pais mais rico,mais o nosso país tem mais leis e um pouco mais de disciplina,o Canadá também é um pais plural com habitantes de todos os lugares…Internacionalmente, o Canadá tem uma forte história de pé contra a discriminação e a injustiça. O respeito pelos direitos humanos e da liberdade pessoal é profundamente detidos, e ambos são constitucionalmente consagrados no Canadá da Carta dos Direitos e Liberdades.

    • “mais” significa quantia ^^ o certo seria “mas o nosso país tem mais leis”

    • Camila Rodrigues RIVADAVIA 7-A disse:

      bom, falar de justiça social aqui no Brasil é algo estranho já que não temos colaboração nem da população nem do estado ou governo para tal assunto, por que será que temos tantas pessoal passando fome, dormindo em chões de hospitais, salas de aulas super lotadas em o governo só se importou em investir bilhões em porcarias de estados de futebol, eu deixo uma pergunta pra quem ainda apoio falta de respeito com povo brasileiro “isso é justiça social levando em consideração a ilustração da postagem, pode-se dizer, nas situações atuais, que a pessoa mais alta recusa-se a dar para a mais baixa que, por sua vez, tenta ver o jogo com o que tem, enquanto a de estatura mediana apenas mantem-se indiferença à situação alheia, porém a única “obrigação” do doador de caixotes é estabelecer um favor equivalente à todos. Resumindo, é como construir três andares acima de um prédio de dois andares e construir dois andares em um terreno, começando do zero. Claramente, ao final da obra, o prédio antes trabalhado será o mais alto. ????

  2. Alisson Rafael 7ºB Achilles disse:

    Gostei muito agora entendi tudo direito..

  3. Acho que o direito do pobre e o do rico não são os mesmos. mais somos todos iguais acho que só porque eles tem muito dinheiro eles merecem, um tratamento bem melhor.

  4. Acho que o direito do rico e o do pobre não são os mesmos os ricos, tem direitos muito diferentes. os ricos tem muito mais condições de saúde o pobre tem que arrumar briga para ser atendido.

  5. lucas 9E Riva disse:

    eu intendi que tem igualdade que não tem justisa

    • joel 9E RIVADAVIA disse:

      bom, falar de justiça social aqui no Brasil é algo estranho já que não temos colaboração nem da população nem do estado ou governo para tal assunto, por que será que temos tantas pessoal passando fome, dormindo em chões de hospitais, salas de aulas super lotadas em o governo só se importou em investir bilhões em porcarias de estados de futebol, eu deixo uma pergunta pra quem ainda apoio falta de respeito com povo brasileiro “isso é justiça social”???????

  6. a desigualdade no brasil é muito grande. os ricos tem tudo na mão as coisas são muito mais faceis. e para o pobre tem que lutar muito para conseguir oque querem.

  7. Em relação à igualdade social, creio que não há exemplo mais claro, porém teórico, que o sistema socialista, onde cada pessoa tem uma função, cada uma distinta de outra, mas todos recebem praticamente o mesmo valor em salário, não importando as horas trabalhadas, produção ou o esforço físico e mental. Considerando a questão no Brasil, primeiramente, é claro e certo dizer que não há colaboração nem do Estado nem da população para a construção de uma sociedade igualitária, pois uma mistura de orgulho e ganância tornam difíceis as possibilidades de um acordo. E, levando em consideração a ilustração da postagem, pode-se dizer, nas situações atuais, que a pessoa mais alta recusa-se a dar para a mais baixa que, por sua vez, tenta ver o jogo com o que tem, enquanto a de estatura mediana apenas mantem-se indiferença à situação alheia, porém a única “obrigação” do doador de caixotes é estabelecer um favor equivalente à todos. Resumindo, é como construir três andares acima de um prédio de dois andares e construir dois andares em um terreno, começando do zero. Claramente, ao final da obra, o prédio antes trabalhado será o mais alto.

  8. David disse:

    Gostei muito do texto , achei interessante saber sobre oque é justiça social e igualdade , por que para mim a igualdade e a justiça andavam lado lado , agora que eu li esse texto pude compreender quer ter igualdade não é o mesmo de ter justiça ,e que essa ideia de justiça social já existe faz tempo .

  9. David disse:

    aqui fla sobre os artigos escritos na contituição sobre os direitos sociais
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_48/artigos/ART_LUIS.htm

  10. Eu achei o texto muito bom , Sabe nos informa bem…
    a justiça tem que ser feita quando é preciso , E não para favorecer as pessoas que não precisa !!!

    Rivadávia 9B

    http://oglobo.globo.com/opiniao/justica-social-13046488

  11. josoe coimbra 9°B disse:

    Na minha opinião acho que no nosso país não aparece ninguem que realizem de verdade essa desigualdade no Brasil.Mesmo sendo um país rico em recursos naturais e com PIB eem entre os mais altos,o Brasil sofre e muito com a gigantesca diferença entre pobres e ricos…Quando eu e vc vamos ao centro de SP vemos uma grande diferença dos ambientes do que na periferia.Os ricos e a classe media alta desfrutam da boa saude de hospitais que os atendem na hora certa e de maneira certa,mas na periferia as pessoas sofrem para ser atendidas.
    O país realizou muitas coisas mas ainda há muito a se fazer como transporte,saúde educação e segurança,alfabetizar as crianças na idade certa e mais policias nas ruas e no transito ja que acontece mais de 400 roubos por dia em avenidas rodovias e estradas em SP.Precisamos de um governo que enxergue esse problema que não é nada pequeno.
    http://desigualdade-social.info/mos/view/Desigualdade_Social_no_Brasil/

  12. Tem que haver a hora certa para ter justiça social ou a igualdade.
    Enquanto os mais pobres ficam se esforçando trabalhando duro pra no fim do mês receber um salário que não dá nem pra pagar as contas e por comida na mesa direito, os ricos recebem uma fortuna pra saírem gastando com o que quiserem não é justo isso.
    A desigualdade é muito grande por isso á sempre conflitos em relação á essas coisas.

  13. O Texto esta escrito de maneira muito clara, envolvendo o assunto sobre Igualdade e Justiça. Claro que ambas não tem o mesmo sentido principalmente aos nossos olhos, pois oque um cidadão precisa pode não ser a mesma necessidade de outro cidadão. Claro que o País teve melhoras mais não tantas como necessita ter, a igualdade garante o mesmo direito a todos, se tal benefício vai para um, o mesmo vai para outro, mas um pode não precisar e outro pode necessitar um pouco ou até muito mais do que o cidadão que não precisa daquele benefício. Um pouco a mais para um rico não faz diferença mais para um pobre é claro que faz mesmo não sendo o bastante. A muito o que ser discutido sobre esse assunto, mas o problema é que muitos se calam!
    http://www.tre-sc.jus.br/site/resenha-eleitoral/edicoes-impressas/integra/arquivo/2012/junho/artigos/a-justica-social-como-norma-constitucional/indexcd0b.html?no_cache=1&cHash=601e066b6dedb4fb85b266ed45a2f150

  14. Segundo o meu entendimento, igualdade e justiça seria para todos os seres humanos sem distinções de classes sociais, porém, na realidade não é o que vimos no nosso cotidiano.
    Como falta de moradia, trabalho e educação, como vimos nos protestos onde as pessoas reivindicam essas igualdades.
    Para que possamos ser uma sociedade democrática a justiça e a igualdade teria que ser para todos sem distinção de classes.

  15. Lucas Ramos Calil 9D disse:

    As iniciativas dos países, e até mesmo do Brasil são boas, mais eu não acho que algum País, Cidade, consiga fazer a justiça reinar alí. Mas isso é só a minha opinião, nunca saberemos se é possível ou não fazer a justiça reinar na sociedade se ninguém tentar, e com certeza, a iniciativa é o primeiro passo para conseguir uma coisa tão boa q poderia mudar a vida de muitas pessoas !!!

  16. Lucas Ramos Calil 9D disse:

    http://oglobo.globo.com/opiniao/justica-social-13046488

    Esse link explica o q é Justiça Social um pouco mais especificamente, inserindo tanto gráficos e outros fatos q te ajudam a entender um pouco mais sobre o assunto !!!

  17. Lucas Ramos Calil 9D disse:

    Opps !!!! Outro Link o link q postei ja estava sendo uzado 😛

    esse Texto é muito, mais muito mas extenso do que o outro, mais explica muito, só para ter uma ideia, são 17 páginas, um texto enorme, mais te uma coisa boa, esta disponível para download em PDF 😉

  18. O Texto esta escrito de maneira muito clara, envolvendo o assunto sobre Igualdade e Justiça. Claro que ambas não tem o mesmo sentido principalmente aos nossos olhos, pois oque um cidadão precisa pode não ser a mesma necessidade de outro cidadão. Claro que o País teve melhoras mais não tantas como necessita ter, a igualdade garante o mesmo direito a todos, se tal benefício vai para um, o mesmo vai para outro, mas um pode não precisar e outro pode necessitar um pouco ou até muito mais do que o cidadão que não precisa daquele benefício. Um pouco a mais para um rico não faz diferença mais para um pobre é claro que faz mesmo não sendo o bastante. A muito o que ser discutido sobre esse assunto, mas o problema é que muitos se calam!
    http://www.jusbrasil.com.br/topicos/295994/justica-social

  19. Escolhi a Nigéria, país da África Ocidental, país mais populoso do Continente Africano para traçar um paralelo entre a Justiça Social existente nesse país e a Justiça Social existente no Brasil.
    Podemos dizer que, no Brasil, apesar de estarmos ainda caminhando para uma justa distribuição de rendas e acesso à educação, cultura, lazer, saúde, moradia e outras tantas questões primordiais para o bem estar de todos, para a dignidade humana, estamos sim à frente do que é realizado na Nigéria. Nos últimos vinte anos, vimos acender uma nova classe social no Brasil e com isso o aumento das oportunidades de trabalho e maior acesso aos bens e serviços e o investimento nos mesmos. Porém, também estamos cientes de que muitos ainda estão à margem desse processo. Várias ações governamentais são imprementadas para que possamos alcançar a justiça social no nosso país. A Justiça Social consta em nossa Constituição desde 1988, é um dos pilares da mesma.
    Sabemos que a Educação no Brasil ainda é falha e que há necessidades de investimentos na área, de infraestrutura, de melhor formação e outras tantas melhorias, mas podemos ver que a população de hoje tem mais conhecimento e informação que antes e que busca o respeito aos seus direitos básicos, notamos isso nas manifestações populares atuais que são crescentes em todo país, o que mostra avanços significativos na busca da Justiça Social.
    Em contrapartida, vemos na Nigéria um nível de analfabetismo acentuado e inaceitável o que gera ainda mais dificuldades para assegurar a Justiça Social, já que povo sem cultura é mais facilmente manipulado e aceita, com resignação, o que lhe é imposto. A população não tem como garantir o básico para se manter vivo e nesse quadro catastrófico as questões ligadas à Justiça Social acabam ficando com uma importância secundária e vista pela população com um luxo.
    Podemos dizer, resumidamente, que a combinação política e econômica acabam sendo o maior obstáculo para o desenvolvimento da Justiça Social na Nigéria

  20. Talita disse:

    O que é justiça social no brasil?porque muitos dos brasileiros não pensam nessa pergunta,muitos reclamam das greves que o povo faz e não pensam que a copa foi mais um atraso para um pais que já atrasado e muitos outros aspectos .como saúde,educação,e muitos outros problemas.
    Falando a minha opinião,eu posso ajudar as pessoas que acham que não tem voz pra lutar pelos seus direitos,quem acha que justiça social é um pobre trabalhador que pega ônibus lotados para trabalhar e que quando fica doente não tem lugar num hospital para poder ficar melhor,enquanto o senhor lula que diz que a saúde e a educação do brasil é um dos melhores, é porque eles não usa um hospital publico que não tem uma macas para poder repousar é porque ele quando fica doente fica em um dos melhores hospitais particulares do brasil ( Sírio-libanês)
    Se isso for igualdade social eu não sei onde o brasil vai parar,nos brasileiros temos que ter voz ativa e ir atrás dos nossos direitos,porque se nós brasileiros não fizermos que irá correr atrás do nossos direitos.Vamos brasil acorda por que ainda tem muitos dormindo,acorda e vai brasileiro atrás do que vocês querem.

  21. Talita disse:

    ops mandei errado agora tá certo
    http://conceito.de/categoria/geral

  22. Cleyton De Melo 9C disse:

    http://www.domtotal.com/direito/uploads/pdf/b0b1b9be467d4e3ce13133281156df57.pdf

    Existe uma Grande Desigualdade no nosso país, Quem é Rico tem tudo o que quer , já quem é pobre tem que lutar muito para conseguir algo !
    Todos tinham que ter Direitos Iguais , maas.. é a Politica né !

  23. Justiça igual para todos é uma batalha que devemos insistir e aplicar no dia a dia,
    respeitados todos os aspectos envolvidos na aplicação das leis estabelecidas pela
    sociedade, pois a harmonia só é possível através da ordem, critérios, regras e bom senso.
    Devemos contudo, nos dedicar a profunda analise das decisões que são de fato os
    julgamentos e medir suas consequencias. . O destroçamento social e sua política, viram eclodir, particularmente em fins
    de 1980, uma onda de explosões sociais que atingiu em cheio o conservadorismo
    thatcherista, do que foram exemplo as greves operárias e a revolta contra o poll tax
    (imposto que taxava especialmente os trabalhadores e os mais pobres).justiça social na inglaterra .

  24. Justiça igual para todos é uma batalha que devemos insistir e aplicar no dia a dia,
    respeitados todos os aspectos envolvidos na aplicação das leis estabelecidas pela
    sociedade, pois a harmonia só é possível através da ordem, critérios, regras e bom senso.
    Devemos contudo, nos dedicar a profunda analise das decisões que são de fato os
    julgamentos e medir suas consequencias. . O destroçamento social e sua política, viram eclodir, particularmente em fins
    de 1980, uma onda de explosões sociais que atingiu em cheio o conservadorismo
    thatcherista, do que foram exemplo as greves operárias e a revolta contra o poll tax
    (imposto que taxava especialmente os trabalhadores e os mais pobres).justiça social na inglaterra

  25. naomy natalia do Riva 9ano A disse:

    A justiça no brasil ela não é justa pois,os direitos não são iguais para todos por que o governo diferencia os negros dos branco,a educação,a cultura, à saúde,o trabalho, direito à justiça e manifestação cultural etc..
    A justiça no brasil favorece mais os branco do q os negros. os branco tem mais facilidade em relação a educação, a saúde,no trabalho, em vida social em tudo os branco tem mais facilidade por quausa do preconçeito raçial.
    Já os negro enfrentam mais problemas e discriminações, como a necessidade de trabalhar mais cedo na vida pra pagar os estudos,ajudar em casa. o negro querendo ou não sofre precoçeito des de sedo.
    Mesmo nos sendo todos iguais o estado e a sociedade não dar o mesmo direitos e oportunidades para todos igualmente.
    http://oglobo.globo.com/opiniao/justica-social-13046488

  26. Marina Pedroza 9°C RIVADAVIA disse:

    Justiça social é uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva
    http://www.portalconscienciapolitica.com.br/politica-e-direitos-humanos/etica-e-direitos-humanos/

  27. Yasmin 9B rivadavia disse:

    Pelo que entende, justiça e igualdade seria para todos os seres humanos sem distinções de classes sociais, porém, mais na realidade não é o que vimos no nosso cotidiano.

  28. Thais Silva 9°C RIVADAVIA disse:

    No Brasil nada funciona porque nós não funcionamos como deveríamos http://paginasdefilosofia.blogspot.com.br/2009/02/justica-social-qual-e-o-papel-da.html

  29. No inicio eu nem sabia do que se tratava,depois q eu observei a imagem com atenção,vi que na primeira imagem o menino pequeno ñ enchergava o campo pq o campo e já no segunda imagem o menino encherga pq o homen grande da uma caixa pra o menino fica maior e ver o campo.
    Eu achei muito interesante pq tinha gente q nem sabia o que era justiça social agora q o professor explicou direitinho eu entendi tudo.Agora justiça social foi um dos pilares da constituição de 1888,e fazem parte dos governos federal,municipal e estadual.esse link diz tudo sobre a justiça social e também explica sobre a justiça social aqui no brasil.Eu gostei muito também que o professor deu um exemplo da justiça social sobre o dinheiro.Eu acho q o governo diferencia os negros dos brancos,pq os negros já sofreram muito no passado.Eu acho que os brancos sempre tem melhor aprendizado,educação e etc.Mais também tem os negros q ainda sofrem com o racismo.um exemplo um negro ta no lugar errado e na hora de um crime,eles nem deixam ele se explica pq ja vão pensando q ele é acusado,e também já não tem chance dele sai de lá por que ele não tem dinheiro pra pagar um simples advogado.Já o branco sempre tem dinheiro ou é rico e pode sai facilmente,pq se o delegado sabe q ele é rico já começa a pensa q ele ão é assasino ou também os pais do branco pode pagar um advogado ou ate querer dar dinheiro pro policial dizer q não viu ou pagar pro delegado se ele se ambisiosa né.eu acho q não tem muito jusiça socialç no brasil,não to dizendo q não tenha mais que poderia ter mais para ajudar os negros sobre descriminação ou acusados de alguma coisa mais se forem bandidos ou coisa assim devem ser presos.a iqualdade nãoé e nunca vai ser justiça.
    http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2010/01/justica-social

  30. [Achilles] Os deputados ingleses, na Mãe dos Parlamentos:
    1. Não tem lugar certo onde se sentar na Câmara dos Comuns;
    2. Não têm escritórios, não têm secretários, nem automóveis;
    3. Não têm residência (pagam pela sua em Londres ou nas províncias);
    4. Não têm passagem de avião gratuita, salvo quando a serviço do próprio Parlamento.

    Tudo isso têm de pagar de seu bolso.
    E seu salário equipara-se ao de um Chefe de Seção de qualquer repartição. Em suma, são SERVIDORES DO POVO e não PARASITAS do mesmo.

    Os deputados brasileiros, às eternas custas desse pobre povo:
    01. Salário: R$ 12 mil;
    02. Auxílio-moradia: R$ 3 mil;
    03. Transporte: 4 passagens aéreas de ida e volta a Brasília por mês;
    04. 13º e 14º salários: no fim e no início de cada ano legislativo.
    05. Verba para despesas comprovadas: R$7 mil;
    06. Verba para assessores: R$ 3,8 mil;
    07. Férias de 90 dias ao ano e folga remunerada de 30 dias,
    08. Mais R$ 35 mil por mês como verba de gabinete.
    09. Direito a contratar 20 servidores para seu gabinete.
    10. Engraxate, barbeiro e cabeleireiro grátis;
    11. E ainda recebem R$ 25,4 mil para trabalhar durante o recesso

    http://vitaactiva.blogspot.com.br/2005/06/algumas-diferenas-entre-inglaterra-e-o.html

    • Eu achei que o brasil é um país muito “ruim” comparado a países como EUA Inglaterra Canadá mas eu acredito que em um futuro diiiiiiistante nosso país pode ser comparado com os países citados a cima :{

  31. jonathan correia aguiar 9°B disse:

    http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1221842899L0bNW8jz1Lo32LV0.pdf
    e a igualdade entre seres humanos difrentes de classe ou cor nao importa a forma de distinçao assim tornando todos iguais sem diferenciar um do outro tornado-os iguais com os mesmos direitos e deveres

  32. Aline Miranda disse:

    Justiça social é uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva. Em termos de desenvolvimento, a justiça social é vista como o cruzamento entre o pilar econômico e o pilar social..http://www.domtotal.com/direito/uploads/pdf/b0b1b9be467d4e3ce13133281156df57.pdf

  33. José Anderson disse:

    muito boa essa opinião pra nóis, é tipo mais um apredizado pra nossa vida.
    josé anderson 7°A
    http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Justi%C3%A7a_social

  34. José Anderson disse:

    muito boa essa opinião pra nóis, é tipo mais um apredizado pra nossa vida.
    josé anderson 7°A
    http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/files/anexos/5207-5199-1-PB.htm

  35. Tamires G S Moraes 9°B disse:

    Justiça Social no Brasil ta mais pra igualdade, de tratar todos iguais, sem notar as diferenças, oque o Governo oferece pra um é a mesma coisa pro outro, sendo que existe a diferença entre a população, pois vai do mais rico ao mais pobre e se for ver bem, o Governo da mais benefícios aos bairros e povos mais ricos do que aos pobres, de vez eles beneficiarem as escolas, hospitais de baixas arquitetura eles estão preocupados em beneficiar os da auta sociedade!

    Tamires 9°B Rivadavia Marques Júnior

    http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/salvador/graciane_rafisa_saliba.pdf

  36. ramon 9°A RIVADAVIA ::: ~ disse:

    Alcançar a justiça social no mundo é um passo fundamental para a realização de objetivos cruciais cujo foco é a melhor humanização das pessoas, construindo mercados e meios de subsistência capazes de fazer uma distribuição de benefícios igualitária. Significa garantir o alicerce para que todas as pessoas vivam com dignidade, estabilidade e oportunidades. – See more at: http://catedral.org.br/brasil-e-o-quarto-pais-no-mundo-em-desigualdade-entre-pobres-e-ricos.html#sthash.TMcLg8Le.dpuf

  37. sabrina 9°A RIVADAVIA :::~ disse:

    Porém no Brasil não esta dando muito certo, um exemplo… 80% da população brasileira é pobre enquanto apenas 10% tem uma ótima condição de vida. Para que ocorra uma justiça social é preciso que ocorra um equlibrio entre as classes sociais.

  38. ramon 9°A RIVADAVIA ::: ~ disse:

    Alcançar a justiça social no mundo é um passo fundamental para a realização de objetivos cruciais cujo foco é a melhor humanização das pessoas, construindo mercados e meios de subsistência capazes de fazer uma distribuição de benefícios igualitária. Significa garantir o alicerce para que todas as pessoas vivam com dignidade, estabilidade e oportunidades.
    – See more at: http://catedral.org.br/brasil-e-o-quarto-pais-no-mundo-em-desigualdade-entre-pobres-e-ricos.html#sthash.DD4pEW6V.dpuf

  39. sabrina 9°A RIVADAVIA :::~~ disse:

    O Brasil é um país de contrastes econômicos e sociais. Enquanto determinadas regiões e setores brasileiros desfrutam de grande desenvolvimento econômico e social, a maioria da população convive em meio à miséria, à falta de serviços públicos adequados e à míngua, até, de perspectivas de vida. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em junho de 2005, o Brasil apresenta a segunda pior distribuição de renda do mundo. Perde apenas para o país africano de Serra Leoa. Segundo o mesmo instituto, em 2003, apenas 1% dos brasileiros mais ricos detinham uma renda equivalente aos ganhos dos 50%.1

  40. bruna bento disse:

    Eu na minha opinião acho que antigamente no brasil não existia justiça social começou a existir depois ouve a ter o clamor dos pobres e das forças políticas e espirituais com eles identificadas levaram ao Estado do Bem-Estar Social, estabelecido juridicamente pela primeira vez com as constituições mexicana de 1917 e alemã, de Weimar, em 1919.
    http://desigualdade-social.info/mos/view/Desigualdade_Social_no_Brasil/

  41. Gabriel e Raul disse:

    Então a justiça social e algo muito complicada e muito interessante mais também muitas pessoas não estão ligando a isso.

  42. As vezes não paramos para pensar uma questão tão importante assim, uma questão de várias ideias passando em nossa mente , fazendo-nos refletir muito .. adorei esse texto percebi algo bem diferente do que esperava …

  43. ACHEI MUITO BOM E EXPLICATIVO PORÉM ACHO QUE NO BRASIL AO HÁ NEM IGUALDADE E NEM JUSTIÇA SOCIAL ! E NÃO ACHO QUE É POR CAUSA DA PRESIDENTA DILMA NÃO ! É POR CAUSA DE TODOS NÓS QUE MILHÕES DE PESSOAS RESIDEM NO BRASIL MAIS NINGUÉM TEM CONSCIENCIA DE AJUDAR OS OUTROS , TODO MUNDO SO PENSA EM SI MESMO !

  44. geral auquime disse:

    mt legal (y)

  45. Raquel Andrade Ágata Melo 9ª Achilles disse:

    A desigualdade em nosso país cresce cada vez mais pois as pessoas nao se respeitam umas as outras e tratam uns aos outros com indiferença mas na minha opiniao é que um é igual ao outro não é por que o outro tem mais direinho que ele é diferente ler esse texto me fez saber mais sobre o assunto eu gostei.

  46. valterni 9a disse:

    muito enteresante

  47. gabi 9a achilles disse:

    Na minha opiniao os direitos tenque ser iguais pra todo mundo nao iporta se e pobre ou rico.

  48. Guilherme e Rafael - Achilles 9-A '-' disse:

    Curti, Bem bacana

  49. matheus oliveira,rodrigo domenciano diogo,fernando queiroz alves da silva 9a Aquiles de oliveira ribeiro disse:

    eu acho que nao tem ninguen que tem desigualdade no Brasil verdadeira

  50. kamilla queiroz 9°A achilles disse:

    Eu achei que no,Brasil,a justiça social tem sim como melhorar. na minha opinião é que a igualdade ou cor entre seres humanos nao tem nada o que se diferenciar,Assim, os direitos econômicos, sociais e culturais dos cidadãos desses países somaram-se às garantias individuais conquistadas nas revoluções liberais . Com o tempo, os cidadãos reivindicaram e adquiriram também direitos relativos às mulheres, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosos, grupos e comunidades tradicionais e específicas e meio ambiente.
    pra mim justiça social no Brasil ta mais pra igualdades. nao se esquece que todos nós somos iguais..

  51. alerson 9-A :) achiles disse:

    justiça seria para todos os seres humanos sem distinções de classes sociais, porém, na realidade não é o que vimos no nosso cotidiano…

  52. Andressa, Gabriela e Yasmim ACHILLES 9°A disse:

    Bom, depois de termos lido este texto, sabemos o quanto é bom termos de justiça e igualdade. Muitas pessoas acham que essas duas palavras tem o mesmo significado, mais elas são diferentes, mais a utilidade é boa para se usar nos países.

  53. Vitoria Marta Pamela achilles 9ºA disse:

    O assunto é bem interessante.Na nossa opinião,no atual Brasil existe algumas rendas para melhorar a sociedade,mas ainda precisa investir muito na saude,e principalmente na educação.A taxa de emprego para esse ano está muito baixa do que deveria ser.
    As pessoas de hoje em dia está muito preconceituosas contra as etinias,mesmo com todas as campanhas contra o racismo.As pessoas continuam cometendo este erro e está pior a cada dia…devemos mudar isso!

  54. samuel e gabriel 9 ano A Achiles disse:

    eu acho que o Brasil ta melhorando aos poucos.

  55. Natalia e Michaela 9°A :* disse:

    Na nossa opinião, o texto “O que é justiça social”, fala muito sobre o dia a dia,e como a disigualdade social não está presente rotina , pois ,a sociedade ja se acostumou com a desigualdade , sejá a desigualdade de ser mais rico ou pobre,branco ou negro ou ate mesmo a escolha sexual. Há muito preconceito e devemos lutar contra isso para um Brasil melhor…

  56. A sociedade brasileira hj vive em meio de mt injustiça , as vezes tentam fazer algumas coisas para que haja igualdade maisdjustiça não é iguade ,justiça é ser justo em tds as ipoteses seja uma criança ou um adulto ,não se pode igualalos temos q fazer cm q a justiça aconteça , começando primeiro cm nos mesmos e dps cm os outros para uma sociedade q seja justa!
    http://conceito.de/justica-social

    Barbara 9°

  57. Marcelo e Samuel Achilles 9A disse:

    achei interessante, porque a desigualdade do nosso pais é muita!

  58. Tainá & Paula 9A Achilles disse:

    O Brasil tem feito melhorias, mais não o suficiente, ainda temos muito Preconceito , muita desigualdade , muita violência , muita Miséria … Enquanto o rico fica mais rico a cada dia , e o Pobre passa cada vez mais necessidades , enquanto o pobre passa horas na fila de espera por um médico , o rico não prescisa se Preocupar com isso , enquanto uns jogam comida fora , uns morrem de fome , enquanto tem jogadores ganhando Milhões , um Bombeiro que salva vidas e corre risco de morrer não ganha um terço do Sálario de um Jogar , para que fazem hospitais se não tem Médicos o suficientes pra atender a População . AINDA EXISTE MUITA DESIGUALDADE SOCIAL NO MUNDO !!!

  59. Emerson matheus 9A achilles disse:

    eu na minha opinião acho que antigamente no brasil não existia justiçia social começou a existir lavarm ao Estádo do Bem-Estar social estabelecido juridicamente prla primeira vez com as

  60. Jennifer M. Rivadavia 9° A disse:

    Depois que observei a imagem direito , vi como a desigualdade no Brasil esta intensa , precisamos tratar as pessoas todos iguais como somos , nao importa a cor ou raça . No Brasil não tem muita justiça social !

  61. No Brasil, a justiça social tornou-se um dos pilares da constituição brasileira de 1988. Hoje, as políticas sociais estão incluídas em iniciativas dos governos federal, estadual e municipal, em colaboração com a sociedade civil. As políticas econômicas e sociais buscam garantir o direito à saúde e educação e acesso aos bens de consumo, lazer e novas tecnologias, através do aumento da renda e capacidade de consumo. “ Por um lado sim. Mas a desigualdade e preconceito prevalece. Hoje em nosso pais podemos ver como a diferença de cor ou de classe social pode gerar. Não só o racismo ou a classe social mas também a politica. No canada podemos ver como em alguns termos são mais organizados.Na educação,o Canadá recebe mais de 75.000 estudantes estrangeiros a cada ano. Eles são atraídos pelo alto padrão de educação do Canadá, e são preços razoáveis para os estudantes estrangeiros a partir de 2007-2008. No Brasil Segundo dados da UNESCO, em 2012, o analfabetismo ainda afetava 8,7% da população (ou 13,9 milhões de pessoas).3 Além disso, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo IBGE, 18,3% dos brasileiros eram classificados como analfabetos funcionais em 2012. No entanto, o Instituto Paulo Montenegro, organização vinculada ao IBOPE, estimou que cerca de 27% dos brasileiros eram analfabetos funcionais em 2012. Estes índices, no entanto, variam muito entre os estados do país. Segundos dados do IBGE, em 2011 o tempo médio total de estudo entre os que têm mais de 25 anos foi, em média, de 7,4 anos. A qualidade geral do sistema educacional brasileiro ainda apresenta resultados fracos. No Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) de 2012, elaborado pela OCDE, o país foi classificado nas posições 55ª em leitura, 58ª em matemática e 59ª em ciências, entre os 65 países avaliados pela pesquisa. Podia – mos melhorar com a ajuda do governo. Como os políticos dizem em suas ´´propagandas“ que querem nos ajudar… Na saudê é a mesma coisa.. ou até pior. No canada Canadenses se orgulham do sistema de saúde universal. Medicare, sistema universal de saúde, do Canadá está sob jurisdição provincial com o financiamento do governo federal. Medicare cobre o custo da maior parte dos tratamentos médicos e das visitas médicas, bem como muitos medicamentos prescritos.A maioria dos canadenses também escolhe, pelo menos, algum nível de seguros de saúde privados para cobrir o custo dos trabalhos odontológicos, oftalmologia, fisioterapia, e outros medicamentos prescritos não cobertos pelo Medicare. No Brasil…Segundo o estudo “Demografia Médica no Brasil, realizado em 2011 pelo CFM e pelo CREMESP, não faltam médicos de forma generalizada no Brasil, porém a concentração é desigual, determinada pelo mercado, pela concentração de renda, pelas disparidades regionais e pela distribuição das especialidades médicas.
    A expansão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a ampliação do segmento regulamentado de planos e seguros de saúde privados intensificaram mecanismos de intervenção do Estado e do mercado sobre a profissão médica.
    No mesmo estudo “Demografia Médica no Brasil, o CFM e o CREMESP concluem que “há uma má gestão federal, na medida em que anuncia uma meta nacional de 2,5 médicos por mil habitantes mas não diz como irá diminuir as desigualdades de concentração de médicos entre regiões e municípios, entre serviços e entre os setores público e privado da saúde

  62. Isabela B. Batista 9°E RIVA disse:

    Olha,justiça social no Brasil é um assunto complicado,pois muitos confundem justiça com igualdade,muitos mesmo confirmam que na verdade são a mesma coisa,será?
    Ao meu ver,justiça é quando se dá a cada um o que é realmente necessário,o que realmente precisam.
    E igualdade é dar à todos a mesma coisa,mesmo que não estejam precisando dessa coisa.
    E é assim no Brasil,tudo a mesma coisa,claro direitos iguais todos temos e é certo ter.Mas e a educação?A saúde?O todo?
    Enquanto nós pobres ficamos com o hospital público que aparentemente no Brasil a situação deste é meio precária,rico tem a opção de ir ao pago,ao particular,por que?Não só porque eles PODEM pagar,mas porque está sempre em condições muito melhores que os públicos.
    Portanto,podemos ver que no Brasil não há nem igualdade,nem justiça,e está num caminho longo pela frente,sim,tivemos muitas melhoras comparando com tempos anteriores aos nossos,mas ainda há muito à ser feito.
    E ainda assim as coisas não devem ser confundidas.Deve-se ser acrescentado um pouco das duas em nossa sociedade.
    http://www.amjus.org.br/noticias/21-o-que-e-justica-social

  63. Milena de Sousa Melão 8ª A E.M.E.F Rivadavia disse:

    O conceito de justiça social surgiu em meados do século XIX para fazer referência à necessidade de alcançar uma repartição equitativa dos bens sociais. Numa sociedade onde haja justiça social, os direitos humanos são respeitados e as classes sociais mais desfavorecidas contam com oportunidades de desenvolvimento.
    A justiça social implica o compromisso do Estado para compensar as desigualdades que surgem no mercado e noutros mecanismos próprios da sociedade. As autoridades devem propiciar as condições para que toda a sociedade se possa desenvolver em termos económicos. Ou seja, noutros termos, não deveriam existir poucos multimilionários e uma grande quantidade de pobres.
    Não se pode dizer que haja justiça social se, por exemplo, 20% da sociedade auferir mais de 5000 euros por mês e 70% viver com menos de 500 euros mensais. Existem diferentes correntes de pensamento, no entanto, que propõem diversas formas de contornar essas desigualdades.
    O liberalismo, em termos gerais, sustenta que a justiça social está vinculada à criação de oportunidades e à protecção das iniciativas privadas. O socialismo e as propostas da esquerda, em contrapartida, focam-se na intervenção estatal para conquistar a justiça social. Há quem seja da opinião que certas margens de lucro são imorais no seio de sociedades empobrecidas e procuram acabar com o lucro desmedido obtido através dos impostos, das taxas ou de outras medidas.
    Os países com melhor qualidade de vida costumam ser aqueles que promovem a justiça social, conscientes de que a iniquidade e as desigualdades geram violência e promovem os confrontos sociais.

  64. Millene torres 9°A Rivadávia disse:

    Eu não sabia muito sobre justiça social mais depois que o professor explicou direitinho eu comecei a entender o que é justiça social mais isso não é muito bom no Brasil por causa que no Brasil ha muito racismo;preconceito e muita desigualdade social como por exemplo uma pessoa rica se ela descobre que está com câncer ela vai até o hospital particular e é atendida muito bem e consegue se tratar sem dificuldades; mais se o pobre se tiver câncer ele vai até o Hospital público; e ele vai provavelmente ficar na fila de espera para se tratar. Há pessoas que prática o racismo contra negros;mais para mim todos somos iguais; não inporta a cor da pele. O Brasil tem que melhorar a educação;saúde; segurança nas ruas etc.
    http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/view/8556

  65. luana 7ªC Rivadavía disse:

    Eu descobrir que Aristótales parte de uma definição de senso comum a justiça nos faz a deseja o que é justo isso significa legal como o igual.Eu tambem descobir que Tomaz de Aquino continuou a trdiça de Aristótales,mais adicionou de direitos romano que define justiça assim nesses termos:”a justiça consiste em dá a cada um o que lhe é devido”.

  66. camila disse:

    t.wikipedia.org/wiki/Justiça_social justiça social :*

  67. Gustavo Alves Pereira disse:

    O que é justiça Social ? Eis a questão, no Brasil quando ouvimos falar disso parece mais uma piada. Um Exemplo é a COPA DO MUNDO, eu por gostar de futebol, achei legal que o evento fosse realizado no Brasil , mas o nosso Governo se preocupou mais com os turistas do que com o próprio povo brasileiro. Não basta igualdade, devemos contar também com as diferenças. Por exemplo: se um milionário ganha R$ 100,00 pra ele tanto faz. Agora se um pobre ganha R$ 100,00 não dá pra nada, nosso país é cheio de impostos, isso é a prova que igualdade não ajuda. O Brasil é horrível perto de alguns países como “Estados Unidos”, “Inglaterra” e “Alemanha”.
    #MaisJustiçaSocial
    http://catedral.org.br/brasil-e-o-quarto-pais-no-mundo-em-desigualdade-entre-pobres-e-ricos.html

  68. Gustavo Alves - 7ºA - Rivadávia disse:

    Eai.O que é justiça Social ? Eis a questão, no Brasil quando ouvimos falar disso parece mais uma piada. Um Exemplo é a COPA DO MUNDO, eu por gostar de futebol, achei legal que o evento fosse realizado no Brasil , mas o nosso Governo se preocupou mais com os turistas do que com o próprio povo brasileiro. Não basta igualdade, devemos contar também com as diferenças. Por exemplo: se um milionário ganha R$ 100,00 pra ele tanto faz. Agora se um pobre ganha R$ 100,00 não dá pra nada, nosso país é cheio de impostos, isso é a prova que igualdade não ajuda. O Brasil é horrível perto de alguns países como “Estados Unidos”, “Inglaterra” e “Alemanha”.
    #MaisJustiçaSocial
    http://catedral.org.br/brasil-e-o-quarto-pais-no-mundo-em-desigualdade-entre-pobres-e-ricos.html

  69. vincius reis disse:

    Acho que igualdade social é muito importante por certos motivos , mas tudo tem limites ,como diz a imagem justiça social é bem diferente de igualdade social , um mundo justo ( perfeito) que é quase inimaginável seria se todos tivessem os mesmos direitos e deveres , sem discriminação econômica , racial ou trabalhista ( de acordo com o trabalho ) claro, diferenças fazem bem mas todos justos com os todos seria ótimo .Ou seja a finalidade de toda essa justiça social é apenas uma busca de um mundo mais justo e com todos ” iguais” nessas questões o mundo avançaria mais por que teria mais pessoas trabalhando em certos cargos que podem avança na medicina , tecnologia , etc.
    FIM DA INJUSTIÇA SOCIAL

  70. Ah Justiça social é muito importante principalmente para nós pobres, a justiça consiste em dá a cada um o que lhe é devido…da sociedade de modo geral ou mesmo atendendo especificidades. É claro, não se ignora o dever do Estado com o bem comum, e por isso com a justiça social, pois, como é proposto por Maquiavel no seu livro O Príncipe, o governante deve conquistar o poder e fazer por onde mantê-lo, hoje numa realidade diferente e por um tempo limitado, como é o caso dos mandatos políticos no Brasil, mas deve fazer por onde mantê-lo e para isso!.
    http://www.oitbrasil.org.br/content/enfrentamos-uma-crise-social-uma-crise-de-justica-social

  71. bom! eu acho a justiça social muito interesanti pois a igualdade as vezes porque vc entra em um ônibus e vc ve jovens sentados enquanto os idosos estão firmes e forte em pé e assa e o que o governo diz que e nossa justiça e igualdade bem vê se pode uma coisa dessa mas esperando do governo sentados não ira mudar nossa igualdade Justiça é a virtude de dar a cada um aquilo que é seu, é a faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência, entretanto não é possível definir com precisão o seu real significado.
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAANPIAJ/que-justica

  72. Bom,justiça social é muito importante para nós brasileiros,se nós pararmos para pensar a justiça social está entre nós.Não basta o reconhecimento formal de que somos todos iguais. É preciso que o Estado e a sociedade ofereçam as condições para que todos sejam efetivamente iguais, situados num mesmo patamar de direitos e oportunidades.
    Principalmente para nós que não temos condições financeiras,muitas pessoas e muitos jovens ficaram felizes por a Copa do MUNDO ser realizada no Brasil,mas se pararmos para pensar se preocuparam mas com a copa do que com a nossa saúde.Quantos milhões e milhões o Brasil gastou com a copa,mesmo pequena e criança já conheço a realidade desse mundo.Se agente não gastasse tanto poderíamos nos preocupar com a nossa saúde,é isso que penso e acho que muitas pessoas acham o mesmo.

  73. Não existe justiça social no Brasil. É só comparar a constituição de direitos humanos com nosso cotidiano. não temos nossos direitos, não temos igualdade, o preconceito é constantemente visível, se resolvemos lutar por nossos direito somos reprimidos ao ponto de jogarem bombas de gás. NÃO EXISTE JUSTIÇA NENHUMA NO BRASIL!!Enquanto o pobre é preso o rico só sofre de cleptomania. Se tivéssemos uma sociedade justa, com certeza teríamos igualdade social, respeito, direitos iguais(oque eh só na teoria, porque atualmente não vemos isso na prática), liberdade de expressão e opinião, liberdade para podermos exigir nossos direitos, etc…

  74. Karolayne Ribeiro disse:

    Justiça social não existe,e está muito longe de ser posta em prática. É só comparar a constituição de direitos humanos com nosso cotidiano. não temos nossos direitos, não temos igualdade, o preconceito é constantemente visível, se resolvemos lutar por nossos direito somos reprimidos ao ponto de jogarem bombas de gás. NÃO EXISTE JUSTIÇA NENHUMA NO BRASIL!! enquanto o pobre é preso o rico só sofre de cleptomania. Se tivéssemos uma sociedade justa, com certeza teríamos igualdade social, respeito, direitos iguais(oque eh só na teoria, porque atualmente não vemos isso na prática)liberdade de expressão e opinião,liberdade para exigir os nossos direitos!!
    http://dradailsonrn.blogspot.com.br/

  75. gostei muito do texto justiça social, por que ele trata de um assunto polemico. muita gente fala que devemos ter direitos iguais mas e as pessoas que precisam de uma atenção especial, como pessoas deficientes , mulheres gravidas ,pessoas doentes pessoas que tem vícios como alcoól, drogas .devemos ser tratados de acordo com nossa situação,nossa necessidade porisso devemos tratar as pessoas com justica. por que outras pessoas tem necessidades maiores e outra pessoas tem necessidades menores. e todos devem ser tratado como ja falei de acordo com o que necessita.outro dtext de justiça social.. oque é justiça social..O conceito de justiça social surgiu em meados do século XIX para fazer referência à necessidade de alcançar uma repartição equitativa dos bens sociais. Numa sociedade onde haja justiça social, os direitos humanos são respeitados e as classes sociais mais desfavorecidas contam com oportunidades de desenvolvimento.

    Leia mais: Conceito de justiça social – O que é, Definição e Significado http://conceito.de/justica-social#ixzz39S1Gay7L //////que e igualdde social.. e quando devemos tratar uma pessoas com direitos iguais.

  76. beatriz samara 9C rivadavia disse:

    fala Sobre a importância da justiça social para os nossos esforços destinados a construir um mundo mais estável, equitativo e seguro. http://www.unric.org/pt/actualidade/27437-mensagem-do-secretario-geral–dia-mundial-da-justica-social

  77. kethy lopes disse:

    Os países com melhor qualidade de vida costumam ser aqueles que promovem a justiça social, conscientes de que a iniquidade e as desigualdades geram violência e promovem os confrontos sociais.

    http://conceito.de/justica-social

  78. Laís 9°B Rivadávia disse:

    Desigualdade social . Um assunto bem polemico ! Pelo texto, podemos entender claramente que tratar todos os cidadãos da mesma maneira, pode ser “desnecessário” porque nem todos estão nas mesmas condições de vida. Porém, uma professora da faculdade de enfermagem da minha mãe disse o seguinte : – Se em um posto de saúde estiver uma pessoa pobre necessitando de certo medicamento , e um rico precisar do mesmo medicamento (mesmo tendo condições de compra-lo) quem chegar primeiro leva . Da mesma forma é o governo dar os auxílios as pessoas que possuem baixa renda. Existem várias pessoas que não precisam, mas aceitam e até reclamam quando acontece alguma cosa errada. Enquanto tem outras que realmente necessitam e não tem outra alternativa e mesmo assim não conseguem essa ajuda do governo. Mas enfim, só irá existir justiça social quando nós fizermos igualdade conforme a nossa necessidade e principalmente conforme os nossos deveres . http://www.mundoeducacao.com/geografia/desigualdade-social.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s