Games: “Valiant Hearts” é uma emocionante história sobre a 1ª Guerra Mundial

download (1)

No mundo dos games a Primeira Guerra Mundial ainda é um evento pouco explorado.

Se compararmos com os exemplos sobre a Segunda Guerra então a coisa fica maior ainda.

No mundo real a coisa também possui diferenças, mas não se pode desprezar que este confronto que se iniciou com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria terminou com aproximadamente 10 milhões de pessoas entre 1914 a 1918.

Valiant Hearts: The Great War, o novo game da Ubisoft, explora esse momento absurdo da história recente da humanidade e transporta para a tela um processo poucas vezes observado em um game para o grande público.

O game foi criado em parceria com a Engine UbiArt Framework e produzido com grande cuidado em caracterizar os grandes momentos históricos do período. Apesar de possuir algumas partes de imagens que não sejam tão realistas todas as batalhas importantes e os fatos marcantes daquela guerra estão presentes, realizando um bom equilíbrio entre a violência aguardada por qualquer game-maníaco, a diversão contínua necessária para um jogo de guerra e até mesmo uma preocupação pedagógica com o evento.

No que diz respeito à jogabilidade, não há como fugir de uma comparação com o estilo “point and click”, misturando quebra-cabeças com cenas de perseguição, algum suspense e bastante ação, apesar de certa repetição.

O game não se entrega à atividade puramente complexa e tudo acaba sendo bem simples em sua efetividade, isso pode ser bom para iniciantes, mas pouco desafiador para outros mais experientes.

O trabalho para o jogador é dividido em “fronts” de batalha e, sendo assim, aproveita-se a perspectiva num estilo de plataforma horizontal para, tratar de elementos que tornaram a Primeira Guerra não apenas uma das mais sangrentas da história da humanidade, mas também cheia de detalhes curiosos.

As informações históricas opcionais que o game fornece o tempo todo são curtas e valem a pena serem lidas para a maior compreensão da missão e para entender melhor como tudo aconteceu.

Apesar da falta de realismo comentado acima, “Valiant Hearts: The Great War” se aproveita de seus traços claros e limpos, algo que o deixa com um aspecto estilístico próximo das HQs e se torna competente em seu retrato fiel de fatos e o que cerca essas situações.

Por trás dos movimentos claudicantes em determinados momentos que diminui a dureza dos eventos o jogador consegue compreender o que está se passando diante de seus olhos.

A história se concentra no patriarca de uma família francesa que presencia a deportação de seu genro, um rapaz alemão, para que este lute ao lado de sua pátria. É rápida a transição deste preâmbulo para que o próprio patriarca francês seja recrutado para o exército de seu país, deixando sua filha e neto para sobreviver na fazenda da família.

No mesmo tempo em que isso se desenrola, um norte-americano ingressa no conflito devido a motivos pessoais – assim como uma jovem enfermeira cujo pai cientista foi capturado por um barão alemão. Este elenco é sempre acompanhado por um cãozinho, que auxilia na solução dos problemas que vão se acumulando.

Cada etapa do jogo utiliza os personagens de maneira alternada. Isso quer dizer que até quatro pessoas podem ser controladas durante as ações, cada uma com tipos de jogabilidade diferentes das demais e em momentos distintos.

A própria inclusão de itens escondidos (mais de 100) para a facilitação do jogo cria um panorama histórico bem definido já que são incorporados elementos e objetos da rotina daquele período.

Até mesmo a trilha sonora soturna e triste promove uma maior interatividade do gamer com o jogo. Há também narrações em off e uma gama de efeitos sonoros que empolgam quem espera chegar até o fim das batalhas.

Deste modo, o que se consegue ao final de todo o jogo é um game que, mesmo repetitivo em alguns momentos e sem desafios que evoluem com o tempo, consegue impor respeito, não só pela sinceridade com que é produzido, mas também pela abordagem tensa e verossímil do tema que se propõe a trazer à tona. Ah, e o final vale a pena!

Trailer – Valiant Hearts

Anúncios

Um comentário em “Games: “Valiant Hearts” é uma emocionante história sobre a 1ª Guerra Mundial

  1. Gabriel e Raul Achilles 9º A disse:

    pelo texto o Jogo parece ser bem interessante porém não gosto de jogos plataforma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s