Hoje começa a festa literária de Paraty. Um viva a Millör

download (6)

Tem início hoje a 12ª edição da FLIP (Festa Literária de Paraty) com uma homenagem especial ao escritor Millör Fernandes.

Já no primeiro dia haverá uma entrevista dos integrantes do “Casseta e Planeta” Hubert e Reinaldo com Jaguar, na qual Millôr será o tema principal. O evento intitulado “Millormaníacos” ocorre às 19 horas.

Mas não é só de livros que o leitor viverá durante os dias frescos em Paraty. Há a programação de diversos shows de cantores nacionais ao final de cada dia.

Já hoje, Gal Costa, logo após a entrevista com os Cassetas, se apresentará às 21h30, no que está sendo chamado de primeiro show de abertura da história da FLIP sem que haja cobrança de ingresso.

O negócio perdura até dia 03 de agosto, mas amanhã já tem alguns outros destaques.

Por exemplo, tem o debate entre prosa e poesia, logo ao meio-dia entre a jornalista Eliane Brum e o humorista Gregorio Duvivier que prometem um acalorado debate sobre suas preferências literárias.

Outra oportunidade é ver o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e o historiador de arquitetura italiano Francesco Dal Co participando da mesa “Paraty, Veneza no Atlântico Sul”, evento que acontece às 19h30.

Já na sexta, na Casa Folha, 17h, André Barcinski, em companhia do músico Guilherme Arantes, participa de uma conversa sobre seu novo livro “Pavões Misteriosos: 1974-1983: a Explosão da Música Pop no Brasil”.

Logo em seguida, o paquistanês Mohsin Hamid se envolve na discussão literária na mesa “Livre Como um Táxi” que acontece sexta às 17h15. O escritor falará sobre seu “Como Ficar Podre de Rico na Ásia Emergente”, que não saiu ainda no Brasil.

Ainda na sexta, às 20 horas, Marcelo Rubens Paiva falará na FlipMais, sendo parte da programação da Casa de Cultura do festival literário para que haja posteriormente o encerramento do dia de debates, às 21h30, com Cacá Diegues e Edu Lobo discutindo o tema “2x Brasil”.
No sábado, penúltimo dia de programação, já às 10h30, o humorista Reinaldo e o cartunista Chico Caruso participam da continuação do FlipMais e à noite, no horário das 20h, o ator britânico Tim Crouch encena a peça “Noite de Reis”, em homenagem aos 450 anos de Wiliam Shakespeare.

O final de semana de Paraty termina com Fernanda Torres sendo a principal estrela do debate “Romance em Dois Atos”, a partir das 12 horas de domingo.

Como sempre, muita coisa ficará de fora da agenda de quem for à Flip e neste ano há um sério inconveniente com relação ao alto custo de hospedagem já que os empresários da localidade fluminense tiveram muito prejuízo com a expectativa não confirmada da Copa e despejam todas as esperanças do ano no festival literário.

Independente disso, ainda é possível aproveitar o tempo e se deleitar com os dias em que o sopro das letras e do debate de ideias ventará mais forte pelo litoral do Rio de Janeiro.

Veja a programação completa da FLIP no site oficial do evento: http://www.flip.org.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s