Top 10 com músicas sobre New York (mas bem que podia ser um top 20)

Nunca fui a Nova York, mas é inegável que a cidade mais cosmopolita do mundo é importante demais para o universo musical do último século e ainda prossegue com sua relevância, não só por nos presentear com uma cena artística profícua, mas também por ser presenteada com muitas homenagens.

Após uma pesquisa um pouco mais profunda sobre o tema percebi que a produção de um post sobre o assunto daria muito mais trabalho do que imaginava. A ideia original era realizar um top ten com músicas tendo New York como tema, mas é aposta certa que tal atividade conseguiria gerar um top twenty, thirty, quem sabe até mais.

Como o blog é muito teimoso prosseguirá a regra do top 10, já que foi priorizado uma gama de bandas, cantores e cantoras que incluíram o tema na letra da música e não somente nas entrelinhas, além de sempre prestigiar a qualidade da canção.

Abaixo, listo algumas músicas não tão conhecidas do mainstream, mas que soam mais diretas e honestas do que muita coisa encomendada.

É certo também que após os eventos de 11 de setembro de 2001 o tema sobre a cidade americana aumentou bastante, e é por isso que tento me ater aos bons títulos de antes e depois.

Como sempre, a lista não tem caráter qualificatório e não há ordem certa de 1 a 10. Somente o que há é a magia por uma cidade que respira música e que possui uma cena tão forte na área.

Portanto, vamos lá:

R.E.M. – Leaving New York

Uma faixa que fala sobre amor, perda e solidão. Mas, obviamente, também pode ser considerada uma elegia sobre a cidade pós-11/09. Muito bonita canção que retrata o espanto quanto ao que aconteceu num dia que parecia comum, mas que se tornou atordoante e que não sai da cabeça do eu-lírico da música. “Você poderia ter rido se eu contasse” é uma das frases que demonstra tal surpresa.

Interpol – NYC

A banda de Paul Banks fala sobre os podres e mazelas da cidade de Nova York, mas mesmo assim demonstra seu apreço pela metrópole dizendo que “Nova York se importa”, além de visualizar na noite de lá a antítese entre a luz e as trevas. “Depende de mim agora; acenda as luzes brilhantes” é o último verso da canção.

Joey Ramone – New York City

A frase mais falada na canção é simples e direta: “I Like New York City”, portanto não precisa explicar muito o motivo pelo qual a música está nessa lista. Também ajuda o fato da faixa fazer parte do segundo álbum solo da carreira do ex-Ramone que veio a falecer antes mesmo de ouvir o disco pronto nas prateleiras das lojas. O clipe também vale uma menção honrosa já que é constituído de cenas com inúmeros moradores (famosos ou não) da cidade americana.

AC/DC – Safe in New York City

A faixa possui o DNA da banda australiana. Riffs de guitarra pegajosos e pesados by Angus Young, o vocal característico de Brian Johnson e um refrão que não sai da mente. Mas não há quem fique parado ao ouvir essa música sobre como um forasteiro se sente ao chegar em Nova York. Cita todos os desconfortos da primeira vista, mas não se cansa de repetir depois que “Eu me sinto seguro em New York City”.

Kiss – New York Groove

A música que era uma tentativa do Kiss de incluir um som mais “groove” fala sobre alguém que retorna a Nova York após um longo tempo fora e se delicia com o glamour da noite novaiorquina. Não é das melhores coisas já feitas pelo Kiss, mas o refrão forte acaba por merecer menção por aqui.

Jay Z featuring Alicia Keys – Empire State of Mind 

Já vimos muita gente do pop realizar homenagens a Nova York. De Lady Gaga a Madonna, passando por Taylor Swift e Susane Vega, mas não há nada comparado com a parceria entre Jay Z e Alicia Keys. Um passeio pela cidade, uma olhadela por todos seus meandros e buracos nos quais o próprio rapper andou desde cedo. É um poema à cidade. Uma manifestação sincera de quem realmente a conhece. E o refrão é potente com a frase “Selva de concreto onde são feitos os sonhos, não há nada que você não possa fazer”.

Sonic Youth – NYC Ghosts and Flowers

Como não podia deixar de ser a música é cheia de experimentações. Mas há mais aí nesse balaio de guitarras distorcidas. Ouvimos a voz de Thurston Moore recitando frases pesadas como “Ele virou pó agora, um dos poucos escolhidos deixado de fora na chuva, fora da cidade novamente”. Ao que parece, a letra fala do desespero que é viver numa cidade tão cheia de ambiguidades como é Nova York, tão cheia de “fantasmas e flores” ao mesmo tempo, como diz o próprio título. Vício, depressão, solidão e agonia são as coisas que nos restam para conviver com tudo o que a cidade nos apresenta.

Lou Reed –  AWalk on the Wild Side

Drogas, prostituição e convivência com o que há de mais desumano na cidade de Nova York. Lou Reed passou por tudo isso na própria pele e ele sabe como ninguém retratar essa situação por meio de alguns relatos acerca de travestis, michês e garotas de programa que se mudam para New York City e precisam “walk on the wild side” da metrópole americana. Música com toada jazzística que atenua o peso de sua letra. Uma das mais lindas canções sobre a cidade já feitas.

John Lennon – New York City

Lennon retoma a pegada mais rock da época dos Beatles e de quebra faz uma homenagem à cidade que o adotou (e que foi seu local de derrocada posteriormente). O rapaz demonstra conhecer bem New York através da narração de um passeio por alguns locais conhecidos da megalópole e por esbarrar com algumas figuras típicas do lugar. Não dá para passar batido o fato de que ele diz que “a estátua da liberdade disse, vem” e ele foi. Será que teria sido diferente se ele tivesse recusado o convite?

Frank Sinatra – New York New York

Pode parecer chavão, mas não dá para realizar uma lista sobre música sobre New York sem ter “a voz”. A música é um marco na forma de homenagear cidades. É com essa canção que qualquer ser humano no mundo conhece a potência e força do vocal de Sinatra e é por meio da faixa que conseguimos ter atração pela cidade, mesmo com toda a sua atribulação e correria do dia-a-dia. Enfim, a junção de uma boa orquestra com o carisma de Frank Sinatra faz com que essa seja a canção perfeita para retratar New York.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s