Mais uma relíquia da KEXP: Throwing Muses ao vivo e em cores

Estava fazendo uma pesquisa de musas do rock para postar alguma coisa na página do blog no Facebook quando me deparei com essa maravilha.

E olha que sou ouvinte assíduo da Rádio KEXp de Seattle, mas deixei passar essa.

Uma apresentação ao vivo da lendária e sensacional banda Throwing Muses, criação da musa inspiradora do universo indie dos anos 90, Tany Donelly.

O evento aconteceu em 5 de fevereiro deste ano e está liberada para visualização desde então no Youtube e no site da emissora americana.

Para quem não conhece o super grupo é bom situar o momento em que a banda surgiu.

Estamos em 1981 e a cena realmente marcante que há no mundo é na Inglaterra com o final do Punk e início do Pós-Punk com bandas como New Order, Echo and the Bunnyman e, mais tarde, Smiths. Nos EUA, o R.E.M. surgia nos guetos de Athens, mas ainda não havia estourado. Quer dizer, nem as meninas do Throwing Muses, a bem da verdade.

O grupo nasce em Newport, Rhode Island e tinha como principais lideranças as duas vocalistas, Kristin Hersch e Tanya Donelly, que também eram as principais compositoras da banda. O som podia ser nomeado como alternativo, visto que não havia nenhuma nomenclatura para se aplicar á sonoridade única de guitarras e baixo num tom que permitia distorções tímidas e incursões de bateria bem ao estilo do punk dos guetos daquela época.

As letras eram ora densas e marcantes, mas falavam de um feminismo ativo sem meias palavras, ora sutis e sensíveis, mas que chegava ao público em forma de bela poesia das bocas das meninas.

O mais impressionante a respeito do Throwing Muses é ter sobrevivido durante toda a década de 80 numa cena underground restrita e ainda ter influenciado outras bandas, como Drugstore, Babies in Toyland e Lush, de universos musicais e locais diferentes.

Além disso, o fato de ter parido outras duas importantes e relevantes bandas para a cena indie mundial, casos de Belly e The Breeders também credencia a banda como uma das mais influentes e desenvoltas da história.

Outra coisa peculiar: as meninas tinham como interlocutores muita gente bacana e interessante no mundo da música: Kim Deal, com quem Tanya lançou o Breeders era uma dessas pessoas e fez com o som do Pixies tivesse alguma partícula do Throwing Muses e vice-versa.

O primeiro LP delas (Throwing Muses) só foi chegar às lojas em 1986, mas depois disso tiveram fôlego para mais seis até chegar a “Limbo” (1996) quando encerraram as atividades para voltar com o relançamento cheio de bônus de seu primeiro disco em 2003 e um álbum de inéditas no ano passado.

No set apresentado à KEXP a banda, agora reduzida a Kristin Hersch (que é meia-irmã de Tanya Donelly) na guitarra e vocal, David Nascizo na bateria e Bernard Georges no baixo mostraram apenas quatro canções do álbum de 2013 “Paradise/Purgatory (Sunray Venus, Freesia, Milan, Static), mas já deu para matar a saudade.

A guitarra repetidamente surrada para uma sonoridade que depois o grunge se apropriou ainda estão lá e as viradas de bateria também se posicionam bem ao se encontrar com o baixo forte, pujante e a voz de Kristin.

Além de uma conversa agradável com a banda o programa que teve pouco mais de vinte minutos quase me mata do coração.

Veja abaixo a apresentação completa:

Anúncios

3 comentários em “Mais uma relíquia da KEXP: Throwing Muses ao vivo e em cores

  1. Alberto disse:

    “Outra coisa peculiar: as meninas tinham como interlocutores muita gente bacana e interessante no mundo da música: Kim Gordon, com quem Tanya lançou o Breeders” Desculpem, não entendi esse trecho. Não sou um especialista mas pelo pouco que sei e lembro, quem fundou a banda Breeders foi a Kim Deal do Pixies junto com a irmã. Expliquem, por favor! (??)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s