Ser ateu nos países nórdicos é normal (e o que a música tem a ver com isso)

O Blog está em recesso até o dia 05 de janeiro. Até lá serão postados textos que foram bastante acessados durante esses dois anos e meio de trabalho.

Outros Sons

simbolo-ateismo

A última grande pesquisa no mundo sobre religiões e as estatísticas acerca de seus adeptos foi em 2007. Neste estudo, o sociólogo norte-americano Phil Zuckerman mediu taxas e padrões contemporâneos no segmento das crenças e uma informação que chamou à atenção foi a grande quantidade de ateus, agnósticos e não-crentes em Deus na região nórdica (Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia).

Para se ter uma ideia, nessa pesquisa de Zuckerman, o ranking dos dez países com maior proporcionalidade de ateus no mundo tem quatro desses países (sendo a Suécia, a primeira colocada com 85% da população sem nenhuma crença).

Neste rol de países nórdicos somente a Islândia não possui um número considerável de ateus, pois a maioria absoluta de seus habitantes pertence à Igreja Luterana.

Todos os outros países têm uma média acima de 60% da população sem nenhuma crença e sem nenhuma preocupação com questões religiosas ou com alguma…

Ver o post original 879 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s