Ouça Star Wars, o novo álbum (gratuito) do Wilco

A banda Wilco lançou gratuitamente e de surpresa seu novo álbum, 'Star Wars' (Foto: Divulgação)

O Wilco é uma banda de respeito por vários motivos.

Conseguiu , ao longo dos últimos 21 anos (o grupo foi formado em 1994 em Illinois, Chicago), fazer um som que vai do Country Rock tradicional aos experimentos psicodélicos a la Flaming Lips sem se descuidar da qualidade sonora.

Também conseguiu manter um crescimento gradual do número de fãs disco após disco e ao invés de se jogar desesperadamente no Maisntream preferiu se desgarrar de gravadoras Majors e formar sua própria empresa para vender discos.

Além disso, já possui um estúdio e até mesmo um festival autônomo, o Solid Sound, para não ficar dependendo apenas da vendagem de seus álbuns.

E o mais legal de tudo isso é que não precisa extorquir os apreciadores de sua música para fazer dinheiro. Tudo é realizado dentro de um preço justo e por meios interessantes para conseguir os produtos da banda.

Jeff Teedy, seu mentor e líder, é um ótimo compositor e sabe como usar um violão e uma guitarra das melhores formas possíveis. E ainda por cima possui projetos pessoais de qualidade impressionantes, um deles com o próprio filho, Spencer Tweedy.

Pois bem, não fosse tudo isso suficiente para credenciar o Wilco como um grupo ímpar no cenário mundial atual eles ainda têm capacidade de surpreender de vez em quando.

Nos últimos dias, a banda promoveu a estreia, de supetão e sem publicidade antecipada, seu novo trabalho de estúdio, “Star Wars”, e apenas para variar disponibilizou gratuitamente todas as faixas do discão até o lançamento físico nas lojas americanas em 13 de agosto próximo.

Não é para amar essa banda?

O disco que já entrou na playlist oficial do blog possui as mesmas pitadas do Country Rock reconhecido da banda, mas também se aprofunda em temas que parecem saídos da cena alemã do Krautrock enquanto alucina em pegadas de Bowie do final de 70/ começo de 80. Também é possível sentir alguns suspiros de Wayne Coyne nas passagens cheias de lacunas das canções.

São onze faixas e muito a ser tirado de todas elas.

A capa simples com a figura de um gato felpudo à frente de algumas plantinhas, com apenas o nome do disco em destaque vermelho, também dá o tom da simplicidade com que os membros da banda lidam com a música. E é claro que essa humildade musical não tem nada a ver com a complexidade estética de muitos dos sons tirados dos instrumentos de Tweedy, John Stirratt, Nels Cline, Glenn Kotche, Pat Sansone e Mikael Jorgensen, seus atuais integrantes.

Enfim, um álbum para ser ouvido de cabo a rabo algumas vezes seguidas para sentir a viagem sonora com mais profundidade.

Candidatíssimo a “the best of the year”!

Wilco (Star Wars) 

01 – EKG

02 – More…

03 – Random Name Generator

04 – The Jake Explaned

05 – You Satellite

06 – Taste the Ceiling

07 – Pickled Ginger

08 – Where Do I Begin

09 – Cold Slope

10 – King Of You

11 – Magnetized

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s