Halloween + Nosferatu + Radiohead

A programação para o Halloween aqui em São Paulo tem de tudo, menos falta de criatividade.

Na sexta-feira, 30 de outubro, o palco do Cine Joia, em São Paulo, receberá um encontro de duas obras que, apesar da distância do tempo, podem ser consideradas irmãs em muitos aspectos.

O encontro entre o filme “Nosferatu” (1922) e a música eletrônico-visceral do álbum Kid A (2000) do Radiohead acontece na festa de Halloween do projeto Cinesthesia.

A primeira obra é uma das mais conhecidas do diretor Friedrich Wilhelm Murnau e se notabiliza por fazer parte do cinema expressionista alemão, escola cinematográfica que também tinha como ícones da negação da burguesia e movimento artístico hiper-realista os filmes “O Gabinete do Dr. Caligari” (1919) de Robert Wiene e viria a ter, posteriormente, “Metrópolis” (1927) de Fritz Lang, entre outros. Tais produções se caracterizaram pela distorção de cenários e personagens, através da maquiagem, dos recursos de fotografia e de outros mecanismos, com o objetivo de expressar a maneira como os realizadores viam o mundo.

Enquanto isso, o disco lançado pela banda de Thom Yorke foi a forma que a banda encontrou para inovar no cenário musical da época com novas propostas sonoras e tinha como segundo intuito fugir da grande exposição que vinha tendo com o disco anterior, o belíssimo “Ok Computer”. Foi um trabalho corajoso, pois as guitarras foram quase deixadas de lado, dando lugar para experimentações extremamente detalhadas, com influência de músicos como Autechre e Aphex Twin.

Capa do disco de 2000

No evento que acontecerá no Cine Joia, em São Paulo, haverá exibição das músicas do álbum do Radiohead enquanto estiver rolando o filme. Logo após a exibição do filme, a festa continua com discotecagem do Casal Bela Lugosi, Mermaid Slut e Trevosas (Lalai e Andrea Miranda) e a projeção de outros dois clássicos, O Exorcista (1974) e O Massacre da Serra Elétrica (1974).

A performance de Kid A ficará sob a responsabilidade do Radiohead Cover Brasil, que homenageia o repertório da banda britânica ao longo de seus mais de 20 anos de carreira.

O grupo brasileiro faz uso de muitos recursos sonoros para recriar com fidelidade a sonoridade complexa e experimental da banda, mesclando guitarras, teclados e efeitos eletrônicos. A formação é constituída por Daniel Ribeiro (bateria), Flavio Miranda (guitarra, teclado, programações/efeitos), Gabriel Zanvettor (guitarra, vocais, percussão, teclado), Guilherme Eddino (vocal, guitarra, violão, teclado, percussão) e Raphael Manfré (baixo, vocais, percussão, teclado).

O projeto Cinesthesia acontece uma vez por mês com a exibição de clássicos da cultura pop tendo sempre intervenções de bandas ou artistas ao vivo. O valor do ingresso (R$ 40) inclui também pipoca grátis durante todo o evento. Além disso, as projeções do famoso mapping 3D do Cine Joia dialogam com o filme com imagens e diferentes fenômenos sensoriais.

As entradas para o evento podem ser compradas no próprio Cine Joia ou online.

Serviço:

Cinesthesia

Cinesthesia Halloween
Data: 30 de outubro, sexta-feira, 21h
Local: Cine Joia – Praça Carlos Gomes, 82, São Paulo
Classificação etária: 18 anos
Ingressos: R$ 40,00 reais (inclui pipoca)
Informações: www.livepass.com.br

Anúncios

3 comentários em “Halloween + Nosferatu + Radiohead

  1. erikalarissa disse:

    Como eu queria morar em SP só para ver essa “homenagem” ao Kid A ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s