Uma lição rápida (e necessária) sobre a atual situação na Síria

 

Quem já teve oportunidade de conhecer um pouco que seja sobre a História dos países árabes entende perfeitamente o motivo pelo qual a coisa chegou onde está.

O problema é que há muita desinformação por aí e as pessoas se apegam a apenas preconceitos e intolerância para explicar a atual situação da região.

Além de muita gente desinformada também existe a má fé constituída por xenófobos e intolerantes religiosos de toda ordem.

A fala, por exemplo, do líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Silas Malafaia, nos últimos dias vociferando contra o islamismo e comparando os terroristas com a esquerda e o socialismo não é só ignorância, é desonestidade intelectual das mais graves, pois não se atém nem à história daquele povo nem em relação à constituição inventada pelos países europeus após as grandes guerras do século XX.

Malafaia também citou que “os assassinos do Islã cometem barbárie na França e a petralhada do governo permite gente desses países entrarem [sic] no Brasil sem nenhum tipo de verificação”. Oras, além de confundir as coisas (primeiro, confunde terrorista com muçulmano para depois enfiar o governo brasileiro no meio do conflito) o religioso promove o elogio do preconceito religioso entre seus fieis.

Por esse motivo mesmo, vídeos, textos e falas de gente instruída e afeita à matéria do terrorismo deve ser ouvida, mas também historiadores especialistas na região árabe precisam ter voz para que a xenofobia não tenha mais vez nem nas redes sociais nem mesmo na vida social real.

Daí, logo aqui abaixo compartilhamos o vídeo “Why Siria: La Crisis de Siria bien contada en 10 minutos y 15 mapas” do grupo Why Maps, que tem como ideia explicar questões geopolíticas através de mapas em um vídeo de, no máximo, 10 minutos.

Apesar da comoção em torno dos ataques a Paris na última sexta-feira (13) o filme não é posterior a isso, mas foi gravado no início de outubro quando já se percebia movimentação do EI (Estado Islâmico) pesada naquele país.

Dessa forma, o vídeo acompanha a história da Mesopotâmia até chegar aos dias atuais explanando de maneira bastante didática e visual por que a região é tão importante para o resto do mundo (petróleo!) e como a Síria se tornou um país tão conturbado, marcado por conflitos armados, golpes de Estado e guerras civis através dos anos.

Este projeto possui um fundo social importante, pois, segundo o eles próprios, “qualquer benefício financeiro que o vídeo possa gerar será destinado à campanha síria Save The Children”.

Veja abaixo o vídeo:

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s