A mulher negra no Brasil: Revista Fórum lista algumas das mais importantes da História

  
A reportagem foi realizada por Jarid Arraes e tem como principal meta desenvolver uma análise biográfica de mulheres negras que são imprescindíveis para a História do Brasil.
 
Muitas destas figuras são desconhecidas do público nacional e isso faz com que a matéria tenha mais importância ainda. Estamos diante  não de um ranking de popularidade, mas de qualidade intelectual, social e de luta pelos direitos civis do movimento negro, do movimento feminista ou de ambos.
Se mesmo na escola não há a divulgação necessária dessas mulheres e nem o estudo aprofundado de suas vidas o texto jornalístico da Revista Fórum produz uma análise crítica para que sua História não seja mais negligenciada (a delas e a do Brasil).
A discussão em curso trazida pela reportagem também nos proporciona pensar que muita da formação imposta por secretarias de Educação, cartilhas e Universidades do país mascara a luta de pessoas menos ligadas às elites de classes mais abastadas para se concentrar na propaganda de gente que mais bem encarna uma nação inventada na qual a intelectualidade se faz mais presente.
É claro e evidente que há importância na pesquisa de certos personagens de nossa História, mas muitas das conquistas, inclusive sociais, cresceram através da força de vontade e ações de gente mais humilde.
Além disso, a profunda defesa de um Estado patriarcalista dificulta essa outra nuance.
Logo, ver figuras como Dandara dos Palmares, Carolina de Jesus e Teresa de Benguela na lista fornecida pela publicação mensal é muito esclarecedor.
Por respeito ao trabalho realizado pela revista não exporei o texto integralmente, mas disponibilizo aqui o link para quem quiser ler: http://www.revistaforum.com.br/questaodegenero/2016/01/18/grandes-mulheres-negras-da-historia-brasil/
Além da matéria “As Grandes Mulheres Negras da História do Brasil”, há também uma ação de Jarid Arraes com cordéis biográficos no qual é possível conhecer um pouco mais das mulheres mencionadas através da poesia popular. O link está aqui:  www.jaridarraes.com/cordel
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s