Lançamento da semana: Deep Sea Diver e seu novo disco

 

 

Sempre escrevo isso aqui e não canso de repetir: A Rádio KEXP FM de Seattle é das melhores coisas para se conseguir alcançar coisa boa mundo afora.

Cansado de ouvir as mesmas coisas no dial nacional? Ouça a KEXP; não sabe das novidades dos últimos dias? Dá um clique no site desta rádio americana.

Desta vez, o achado da hora é a banda Deep Sea Diver, banda liderada pela vocalista e guitarrista Jessica Dobson.

A banda nem está estreando e Jessica também não é uma novata. “Secrets”, álbum lançado dia 19 de fevereiro, já é o segundo do grupo proveniente de Los Angeles (que conta também com o marido Peter Mansen na bateria e John Raines no baixo. Posteriormente, e até hoje já são mais dois os integrantes para dar mais consistência à sua musicalidade.

O primeiro álbum “History Speaks” passou desapercebido por aqui em 2012, mas já tinha alguma publicidade pelo mundinho indie estadunidense desde “New Caves”, EP de 2009. Logo depois, em 2014, prosseguiu na mesma pegada com o EP “Always Waiting” e agora parece se estabelecer no mercado, até pelo fato de sua vocalista sossegar numa banda só desde algum tempo.

Como Jessica é destacadamente a líder da banda, suas aventuras em atividades com o The Shins e contribuições vocais para álbuns de Beck, Spoon e Yeah Yeah Yeahs atrapalharam a evolução de sua própria empreitada. Não é o que acontece agora, portanto.

Dona de uma potência vocal que lembra um pouco Siouxsie numa mistura (lá no fundo) com Chrissie Hynde, Dobson parece estar num paralelo próximo a outras cantoras da atualidade, como Channy Leaneaghy (Poliça) e Jenny Beth (Savages), meninas que aproveitam a influência do pós-punk e da música dark do início dos anos 80 para favorecer seu próprio estilo.

No caso da vocalista do Deep Sea Diver a sonoridade mais diversificada também auxilia na forma como sua voz funciona como produto final. Entre o Dream Pop cheio de ambientes criados por sintetizadores utilizados bem moderadamente há também muito groove em sua guitarra para que que o ouvinte não se limite a rotular o som da banda.

Existe confluência do pós-punk com a new wave sem que isso se transforme numa compilação piegas e datada.

Para que isso aconteça o baixo tem ótima participação e a bateria encerra a cozinha com batidas determinadas e bem compassadas.

Não é nenhuma vanguarda, mas parece que não se dispõe e achar isso também. Dessa forma, cria um estilo tranquilizante de som que explode não só pela alternância na velocidade dos instrumentos, mas também pela competência de se rearranjar da cantora.

O novo álbum acaba por registrar evoluções técnicas em relação aos anteriores trabalhos, mas conserva um frescor na maneira como entrega a sonoridade densa e ambientação que se aprofunda em nossos ouvidos tornando sua absorção instrumental numa espécie de mantra que é bem recebido por quem a escuta.

São ótimas as faixas “Notice Me” (primeira do disco), “Creatures of Confort” e “Great Lights”, mas “Secrets” é disparada a melhor da empreitada, pois se trata de uma viagem em que você acompanha Jessica sem ver passar o tempo.

Ponto para a banda que a deixa brilhar sem que se esqueça da parte técnica, pois a produção faz do LP uma obra limpa e concisa sem que se perca por parafernálias técnicas desnecessárias.

Dessa forma, saber que há qualidade assim ainda no mundo do rock e do pop sem que precise haver uma propaganda desgraçada em cima dos artistas envolvidos cria alento, mas também forma depressão, pois é importante que não foram engolidos pelo mercado fonográfico ainda, mas dá tristeza que um produto tão bem feito como este ainda esteja restrito a um público tão pequeno.

Portanto, pesquise e quando não conseguir achar nada que goste nas entrelinhas da internet continue pesquisando até achar.

 


 

 

Secrets

01. Notice Me

02. Wide Awake

03. Creatures Of Comfort

04. Secrets

05. Great Light

06. See These Eyes

07. Always Waiting

08. It Takes A Moment

09. Body On The Tracks

10. New Day


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s