É a Ciência, estúpido!

 

A entrevista aconteceu no programa americano The Late Show with Stephen Colbert pela Rede CBS.

O famoso apresentador recebeu para uma conversa descontraída o físico Brian Greene para que através de uma explicação didática conseguisse condensar ao telespectador a importância da recente descoberta científica acerca da detecção das ondas gravitacionais do universo, algo que já havia sido estudado e previsto por Albert Einstein há cem anos.

Só para situar a todos: Greene é formado em Física por Harvard e Doutor pela mesma matéria por Oxford. Atua como professor em Columbia desde 2003 e é codiretor do Columbia’s Institute for Strings, Cosmology, and Astroparticle Physics (Instituto de Cordas, Cosmologia e Física de Partículas da próprio Universidade)  – ISCAP – e lidera um programa de pesquisas da aplicação da teoria das supercordas em questões cosmológicas.

Imagem da entrevista

A questão que torna o diálogo mais interessante não é só a forma apaixonada com a qual Greene trata a descoberta, nem tampouco a maneira bem-humorada com que Colbert leva os pouco mais de 7 minutos de conversa, mas a maneira pedagógica e fácil que a gente se envolve com a explanação e a exemplificação bem efetuada.

É claro que tudo é auxiliado e melhorado pelos equipamentos trazidos ao palco pelo físico, mas se não fosse seu tato para o ensino ter grande elevação quem assiste ficaria boiando sem entender um pingo dos “Is” proferidos por ele.

Também é óbvio que toda a celeuma em torno deste achado científico empolga demais a todos nós pela reafirmação da genialidade de Einstein, porém não é somente um souvenir ateu a fim de provar que não é um deus que faz tudo com uma varinha de condão. Há questões importantes que ajudam na compreensão de como funciona o espaço e o tempo em nosso universo que faz da pesquisa algo conveniente para a humanidade.

Portanto, assista ao vídeo e tente não se hipnotizar com a explicação bacana e esclarecedora de Brian Greene.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s