Chega de Harry Potter! Um punhado de dicas de livros para os jovens

Sim, amigo leitor jovem, não há apenas o Harry Potter na literatura juvenil. Há muito o que ser lido nesse mundo e na história da humanidade, mas não se pode achar que somente aquele livro escrito especialmente para o público adolescente acabou por ser destinado aos meninos e meninas.

Antes de mais nada, é sempre bom fazer a ressalva de que não existe aquele lance de literatura menor quando estamos nos habituando com o processo de leitura em nosso período dos anos anteriores à idade adulta.

Harry Potter, Percy Jackson, Diário de um Banana e as obras de John Green falam muito próximos ao coração da garotada, pois se aprofundam no que diz respeito à vida delas e isso tem de ser considerado a favor destas obras.

Por outro lado, há a questão de certo preconceito com outro tipo de livro, aquele clássico que foi empurrado goela abaixo de nós por professores desesperados por cumprir a meta de sua grade curricular, mas que não se preocuparam em nos fazer nos apaixonar por aquela literatura.

Isso é comprovado pela cara de desgosto que os meninos fazem quando se mostra um livro de Machado de Assis ou de José de Alencar e, por isso, o blog acha necessário realizar essa lista de última hora. Quando fazemos um preâmbulo explicando quem foi o autor, do que trata a obra e propagandeamos sua qualidade, é óbvio que tudo muda e a barreira criada entre os jovens e a literatura pode ser quebrada.

Dessa maneira, o que vem logo abaixo é uma listinha feita sem pensar muito e que poderia ter qualquer outro livro no lugar destes, mas o coração fala mais alto neste momento e é bom eu respeitá-lo.

Vamos lá!

 


 

O Apanhador no Campo de Centeio – J.D. Salinger

Leitura que capta o jovem logo de primeira, pois fala sobre os sentimentos, sempre aflorados neste momento da vida e também sobre a revolta adolescente, sobre temas tabus neste período como a bebida e sexo, promove a poesia, mas também bate no cinismo dos adultos. Uma leitura marcante que desperta a empolgação de prosseguir a leitura adiante.


Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

O fato de usar a adolescência do personagem título para focar muito de sua história é um início promissor para o jovem prosseguir a leitura, mas a qualidade das descrições dos pensamentos e personalidades das pessoas em aliança com tudo o que cerca uma corte cheia de podres para esconder também faz com que a pessoa queira ir em frente com a leitura ou que fique pensando nela depois de seu término.


A Ilíada – A Odisseia – Homero

As duas obras são importantes para a literatura clássica universal por muitos motivos, mas o tom aventuresco e a capacidade de aplacar emoções por conta das paixões que envolvem as histórias, a curiosidade sobre a mitologia grega e as reviravoltas da trama fazem com que os meninas e meninas tenham bastante facilidade para se fixar nestas obras.


Complete Short Stories – Roald Dahl 

Tudo bem que você quase nunca ouviu falar deste cara, mas quando a gente cita “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, “Matilda” e “Greemlis” a coisa muda um pouco. É claro que só por este currículo já valeria a penas ler alguma outra obra sua, mas o fato é que este compêndio de dois volumes (infelizmente não há tradução para o português) é fascinante pela maneira como o autor usa o humor negro em suas histórias, o poder que o homem tem em fazer suspense e a capacidade de realizar o terror funcionar. Prato cheio para a galera jovem.


*** Como disse anteriormente, esta é apenas uma lista para dar como dica. Se você tem mais sugestões para o leitor adolescente inclua nos comentários, por favor***

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s