O Rock é essencialmente libertário, não deixemos isso morrer!

Resultado de imagem para rock imagens

 

O Rock é essencialmente libertário, não deixemos isso morrer!

Aprendi a gostar de Rock e, mais especificamente de Heavy Metal, no final dos anos 80, período este em que estava na tenra idade dos 10, 11 anos.

Uma das coisas que contribuía para meu desejo de acompanhar as bandas e artistas da época era a forma libertária com que atuavam, seja nas letras seja nas apresentações ao vivo deles.

Outro fator interessante que favorecia meu gosto por aquilo era a vestimenta dos caras, o modo de vida mais livre, a maneira mais aberta de enxergar o mundo e as pessoas e até mesmo algumas lutas por igualdade social que alguns defendiam.

Aos poucos, conforme foi passando o tempo e também meus estudos foram aumentando, deixei de lado aqueles artistas que eram incongruentes com essa ideologia ou que se mostravam mais à direita e ao conservadorismo na forma de pensar e agir.

Gang276

Gang of Four – a banda era conhecida por ser contra o militarismo e o consumismo

Muito tempo se passou e hoje tenho até Blog que fala de música. É claro que o universo acompanhado por mim e meus textos é bem extenso e preciso me atentar aos novos rumos que esse tipo de cultura toma ou aos gostos que a juventude acaba por assumir, mas essa necessidade de aprofundar a pesquisa à banda que pretendo ouvir se tornou ainda mais forte em meu âmago.

Deste modo, me provoca grande repulsa ver gente do mais alto grau de pensamento desagregador, desumano ou de tendência reacionária acreditar que o rock ou suas vertentes tenham a ver com tais pensamentos retrógrados.

É igualmente triste ver uma parcela dos fãs acharem lindo que figuras como Bolsonaro desempenhem essa função tão medíocre num posto tão importante quanto o é a cadeira de deputado federal ou de terem em Olavo de Carvalho uma seta para seguir como ídolo.

A aparência atual é a de que haja uma tentativa de ruptura deste gênero musical com a ideologia mais socialista ou até mesmo anarquista para que a direita se aproprie dele.

The Clash

The Clash é conhecido por sua crítica contra a sociedade conservadora

Por outro lado, sei também que parece uma questão boba ou menor diante de tudo o que está acontecendo ao nosso redor esta minha preocupação, mas deixar que até isso seja tirado de nossa história de luta é favorecer o inimigo e produzir uma nova leva de seres acéfalos que aceitam qualquer falácia ou senso comum como verdade absoluta na frente do estudo e da pesquisa.

O levante do verdadeiro roqueiro, punk rocker e headbenger (ou qualquer nova ou velha nomenclatura) tem de ser forte o suficiente para evitar que uma tendência musical que já foi tão de vanguarda se torne mais um instrumento do status quo para alavancar as mesmas ideias opressoras que sempre houve em nossa sociedade.

Que o rock se mantenha vivo aqui ou lá fora segurando a hegemonia de falar dos problemas sociais, de realizar as críticas necessárias a políticos e corporações e que prossiga promovendo a liberdade sexual, de gênero ou de convivência social seja por meio étnico ou outrem.

ratm

Rage Against The Machine é banda ligada ao pensamento crítico e movimentos sociais

É sabido que há inúmeros outros tipos sonoros por aí que também se apropriam dessas temáticas e isso é extremamente relevante como é o caso do Hip Hop (situação que alavanca o ritmo como mais brigador por um mundo melhor do que o velho rock hoje em dia), mas deixar que o Rock se esvaia para o outro lado é decepcionante e mais uma comprovação de que muitos foram seduzidos pela ideia de uma sociedade mais injusta e desigual.

Um gênero criado a partir da fusão de ritmos da cultura negra e popular e que foi se transformando através dos anos 60 em representante da contracultura e da luta por igualdade também evoluiu para que nos anos seguintes tivesse outras fórmulas, artistas grandiosos e ídolos incontestes.

Mas mesmo sabendo que houve erros, gente ruim e de pensamento babaca no caminho, é do Rock a alcunha de gênero da juventude e deixar que essa própria geração mais jovem atravesse para um lado mais sombrio do pensamento humano é desolador.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s