Nobel Folk: Bob Dylan é laureado pelo prêmio de literatura

Resultado de imagem para bob dylan

 

Ninguém tasca, pois Mr Robert Allen Zimmerman tem mais um prêmio em reconhecimento à sua contribuição para a música e letras em geral.

Sim, caros amigos, o homem mais conhecido no mundo todo nos últimos sessenta e pucos anos como Bob Dylan acaba de ser anunciado como o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2016.

A informação foi dada pela pela porta-voz da academia sueca, Sara Danius, agora há pouco, às 8 horas da manhã no horário de Brasília.

A surpresa que causou na comunidade literária mundial só não foi maior do que a satisfação de vários membros do setor de que o homem merece demais esse mimo. Se não foi por meio de livros que o cantor de Folk e Rock americano ficou globalmente famoso é através das mesmas letras que conseguiu construir textos críticos, líricos e poéticos o suficiente para notabiliza-lo como grande escritor.

O resumo rápido lido pela representante do Nobel para divulgar que Dylan é vencedor deste ano inclui que ele teria sido agraciado por ter “criado novas expressões poéticas dentro da grande tradicional canção americana”. Além disso, Danius traçou paralelos entre a sua obra e a dos poetas gregos Homero e Safo. “Eles faziam poesia para ser ouvida e para ser apresentada com instrumentos. Nós lemos ambos e gostamos até hoje. É o mesmo com Dylan. Ele pode ser lido, deve ser lido e é um grande poeta da língua inglesa. E ele faz isso se reinventando constantemente”.

São várias as questões que indicam que a premiação do compositor seja diferente das anteriores (no ano passado, a bielorrussa Svetlana Alexievitch havia sido a vencedora), mas uma curiosidade é que antes deste ano o último americano a ser laureado fora Toni Morrison em 1993. Bob Dylan também recebeu 8 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,7 milhões) junto ao título do Nobel.

Apesar de reconhecidamente ter um elo forte com a música americano desde os anos 1960, Dylan também possui ótima vivência na literatura através de livros como “Tarântula” (1966) e a autobiografia intitulada “Crônicas Volume I” (2005), totalizando 30 livros publicados até hoje.

Mas foi na música que o reconhecimento nunca parou tendo, por exemplo, em 2004, sido eleito pela revista americana “Rolling Stone” o segundo melhor artista de todos os tempos, atrás apenas dos Beatles.
O autor ainda não pronunciou oficialmente acerca do prêmio recebido.

Momento do anúncio
Anúncios

Um comentário em “Nobel Folk: Bob Dylan é laureado pelo prêmio de literatura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s