Conheça a autoluminescência musical de Rowland S. Howard, um dos grandes parceiros de Nick Cave

Resultado de imagem para rowland s howard

Estou ofuscante, autoluminescente, sou um calor branco, um enviado do céu. Eu era um pesadelo, mas não vou voltar lá novamente”.

Rowland S. Howard foi um músico australiano, conhecido por seu trabalho na banda The Birthday Party, suas colaborações com Nick Cave, Blixa Bargeld e Lydia Lunch, além de sua curta, mas estupenda carreira solo.

Escreveu a música “Shivers” aos 16 anos, lançada como single ao lado do The Birthday Party mais tarde, berço de muitos talentos. Howard era um deles. Uma figura melancólica de olhos tristes e cigarro nos dedos, sorriso contido e autoentrega ímpar a qualquer projeto em que estivesse engajado.

Seu primeiro disco solo, “Teenage Snuff Film“, de 1999, mostra uma sonoridade madura e direta, embalada pela voz incisiva de Howard e letras de extrema vulnerabilidade, como “Autoluminescent” e “Silver Chain“.

Em outubro de 2009, Howard faz a seguinte declaração: “Contraí câncer no fígado. Se eu não conseguir o transplante que estou esperando, as coisas talvez não fiquem muito bem, então…”.

Então nasce “Pop Crimes“, o último no legado do músico. A voz de Howard passeia calmamente por versos entremeados de Ave Marias e pirulitos de fentanil (medicamentos próprios de quem contrai o câncer). “A vida é o que você faz dela, não odeia isso?“.

Falece dois meses e meio mais tarde, aos 50 anos, sucumbindo ao hepatocarcinoma.

Como já dito por Nick Cave, Mick Harvey e qualquer outro que tenha trabalhado ao seu lado: o diferencial de Howard era sua vontade de viver.

Para alguns, música é sinônimo de redenção.

***Giovana Bastos Oliveira é colaboradora do Blog***
Anúncios

Um comentário em “Conheça a autoluminescência musical de Rowland S. Howard, um dos grandes parceiros de Nick Cave

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s