“Mitologia Nórdica”: novo livro de Neil Gaiman chega em breve às livrarias

gaimannovo

Neil Gaiman sempre foi conhecido por tratar de assuntos sombrios e nebulosos em suas obras por meio de personagens lendários e míticos: Em “Sandman” a questão da brevidade da vida e o modo como nossos sonhos são transformados em algo não muito agradável são temas recorrentes, em “Morte”, além da obviedade do tema principal também são questionadas as nossas prioridades durante a vida e como isso pode se tornar obsoleto perante o fim eminente.

Em outros livros como “Deuses Americanos” e “O Oceano no Fim do Caminho” são somados aos temas antes aqui demonstrados o horror como parte integrante de nossa personalidade mais profunda e os mitos e histórias mais antigos que ajudam a ilustrar tudo de maneira bem facilitada. A mitologia toma sua parte nos eventos e proporciona momentos muito bons dentro da literatura contemporânea.

Seguindo a mesma linha que o consagrou, Gaiman decidiu escancarar de vez sua paixão pela mitologia antiga e pela vertente escandinava através de “Mitologia Nórdica”, seu novo livro que sai pela Intrínseca agora em Março em todo o território brasileiro.

A obra segue as ações e reflexões acerca de deuses mais populares como Thor, Odin e Loki, mas também se debruça sobre a história contada para explicar fenômenos naturais e situações antes difíceis de entender, além de divindades menos conhecidas como Ask, Embla e outras situações vividas em Asgard, Midgard e Hel.

Assim como ocorre com a Mitologia Grega, os fatos mitológicos nórdicos se atêm às atividades dos deuses que muitas vezes se assemelham aos seres humanos em seu egoísmo, ambição e até mesmo na luxúria.

“O incrível da mitologia nórdica é que os personagens são eles mesmos: eles têm falhas e são fascinantes”, comenta Gaiman. “Temos Loki e seus três filhos monstruosos. Temos Thor e deuses sendo assassinados e transformados em hidromel por anões malvados que são chantageados por gigantes.”

Foto promocional do autor

Resultado de imagem para nei lgaiman

Toda a trama criada por Gaiman tenta não se distanciar da maneira como elas chegaram até nós através das Eddas, escrituras em forma de poesia achadas na região nórdica que possuíam informações sobre as lendas mais antigas daquele povo.

Porém, como muitas dessas fantásticas descrições dos deuses ficaram esquecidas lá atrás ou não conseguiram resistir ao tempo, Gaiman lamenta que não possa usar mais informações e não se sinta preparado para criar em cima delas. Ele compara com a mitologia grega e romana e diz que é como se apenas as histórias de Teseu e Hércules ainda estivessem vivas.

“Há muitas deusas nórdicas. Sabemos seus nomes e alguns de seus atributos e poderes, mas suas histórias, seus mitos e rituais, não sobrevivem ao tempo. Queria poder recontar as histórias de Eir, a médica dos deuses; de Lofn, a consoladora, a deusa nórdica do casamento; ou de Sjofn, uma deusa do amor. Isso sem falar em Vor, a deusa da sabedoria. Até consigo imaginar algumas delas, mas não sou capaz de desvelar seus mitos”.

A chegada do livro de um autor tão renomado mundialmente é importante para tirar a mitologia nórdica de uma vala na qual fica bem abaixo da irmã grega quando se trata em conhecimento do grande público. Além de poucas pesquisas disponíveis para os leitores em geral falta mais diversidade no tratamento do que simples citações em histórias em quadrinhos ou filmes de super-heróis. Que venham mais obras sobre o tema e pesquisas embasadas sobre a história por trás de um movimento cultural tão rico do passado de um povo.


Anúncios

Um comentário em ““Mitologia Nórdica”: novo livro de Neil Gaiman chega em breve às livrarias

  1. E. Sousa disse:

    Esse é um bom escritor, já li um livro dele uma vez que me deixou muito extasiada! Gosto de escritos assim, surpreendentes..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s